As luzes no painel do carro servem como avisos de falha no motor, ou em outros componentes do carro, que alertam o motorista sobre diferentes problemas – de maior ou menor gravidade – que podem surgir no veículo.
Apesar de sua importância, tem condutores que não dão a devida atenção a esses alertas e, quando o percebem, não sabem interpretá-los. Uma pesquisa realizada na Europa mostrou o quão negligente alguns motoristas são em relação às luzes de alerta no painel.
VEJA TAMBÉM:
Nos carros a combustão os avisos podem ser para o motor ou na parte elétrica e, mesmo sendo uma propulsão comum, os sinais as vezes não são bem interpretados pelo condutor. Mas, de acordo com a pesquisa, a situação fica pior ainda pior quando envolve os carros híbridos e elétricos, já que as luzes do painel desses modelos trazem informações que estão apenas em veículos com essas propulsões que ainda estão se popularizando.
O símbolo de um carro com ponto de exclamação, por exemplo, que indica falha relacionada às baterias de tração, ao motor elétrico ou à fiação em híbridos e elétricos é desconhecido por 80% dos 2 mil entrevistados. Essa luz pode aparecer nas cores laranja – que ainda permitem a condução – ou vermelha – que força a parada do veículo.
Outra desatenção está relacionada à luz de ativação do controle de cruzeiro, sistema relativamente comum, mas que 77% dos entrevistados europeus não foram capazes de interpretar.
Em uma escala um pouco menor, mas consideravelmente alta, está a sinalização que indica a mudança do modo a combustão para o elétrico no carro híbrido, que 60% dos participantes não sabiam do que se tratava.
Dentre todas as luzes presentes no painel, a mais popular foi a da bomba de combustível, reconhecida por 99,1% dos motoristas. Os outros 0,9%, provavelmente, já devem ter enfrentado problemas de pane seca nas estradas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts: