Embora tenha sido uma das primeiras marcas a vender carros totalmente elétricos no mundo, com a versão a baterias do SUV Soul, a Kia demorou até apresentar uma família de EVs. Mas esse momento chegou. Em maio deste ano, o Jornal do Carro acelerou o crossover EV6, primeiro elétrico nascido puro da montadora, de São Paulo até o extremo sul do País, na divisa com o Uruguai. Agora, a Kia começa a revelar seu próximo elétrico, o SUV EV9.
Com lançamento marcado para o primeiro trimestre de 2023, o SUV elétrico está em fase final de testes no centro de desenvolvimento global da Kia em Namyang (Coreia do Sul). De acordo com a marca, durante essa fase os protótipos são sujeitos a um programa de verificação extremamente rígido. Lá, testa-se desde o sistema de tração nas quatro rodas e suspensões, imersão, bem como comportamento em curvas e pista de alta velocidade.
Mas o que chama a atenção são as fotos disponibilizadas pela fabricante sul-coreana. Ao contrário do protótipo, apresentado na edição de 2021 do Salão de Los Angeles, na Califórnia (EUA), o Kia EV9 revelado agora mostra algumas modificações.
Mudanças em relação ao conceito
Após 44 meses de desenvolvimento, o SUV elétrico desenvolvido com base na plataforma modular global elétrica (E-GMP), do grupo Hyundai, ganhou ares mais reais. Quando comparado ao conceito, nota-se que o EV9 tem faróis verticais mais largos. A base do para-choques dianteiro também muda. Nas laterais, além das rodas diferentes, destaque para as maçanetas das portas, em formato convencional. No protótipo, a abertura acontecia em formato suicida (foto abaixo), o que foi descartado para a versão de produção em série.
A Kia não liberou fotos da parte traseira da versão final. Entretanto, dá para notar outra diferença: os bancos. Pelas imagens, é possível perceber que os encostos não são tão futuristas como no conceito. E o teto flutuante aparece sob a forte camuflagem. Por fim, os retrovisores têm formato convencional e piscas integrados. Ainda assim, a Kia pode optar em seguir a linha do conceito e colocar câmera nos lugares dos espelhos nas versões mais caras.
Mesmo com todos os testes de alcance, dinâmica de condução e tecnologia, a Kia preferiu esconder os números de desempenho. Entretanto, pela plataforma, dá para cravar que o SUV terá arquitetura elétrica com tração integral. Por fim, assim como no irmão EV6, o EV9 deve ter autonomia beirando os 500 km – o conceito prometia até 482 km.