O Governo da Califórnia, nos Estados Unidos, anunciou na última quinta-feira (25) uma proposta que proíbe a venda de novos carros com motor a combustão no estado a partir de 2035.
A Califórnia foi o primeiro estado norte americano a anunciar a medida que faz parte da transição para os veículos de zero emissão de carbono e combater as mudanças climáticas.
VEJA TAMBÉM:
A mudança será feita de maneira gradual e já tem metas estabelecidas para os próximos anos. A partir de 2026 35% dos carros, SUV e picapes novos deverão ser elétricos, sem emissão de poluentes atmosféricos. O ‘sarrafo’ aumenta para 51% em 2028, 68% em 2030 até que, em 2035, toda as fabricantes terão de abandonar o motor a combustão. Caso a norma seja descumprida, a montadora será multada em US$ 20 mil (R$ 101.4 mil na cotação atual) por cada carro fora dos padrões.
Países como Canadá, Reino Unido e França, por exemplo, traçaram metas parecidas para erradicar o motor a combustão entre 2030 e 2040, mas a Califórnia é o único local que trata a medida como lei.
A decisão da Califórnia pode ter um grande impacto no mercado automotivo dos Estados Unidos e também do mundo, devido à sua importânica no segmento.
A medida também abre um importante precedente no país. Na década de 1960, o estado foi o primeiro a regulamentar níveis de emissões de automóveis e foi seguido por outros estados norte-americanos e pelo Congresso. De acordo com a CNN, Bloomberg, The New York Times e outros portais a situação relacionada aos carros elétricos adotada no último dia 25 pode deve ser aderido em estados como Colorado, Minnesota e Nova Iorque.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts: