A Lamborghini acaba de mostrar seu mais recente carro-conceito, o V12 Vision Gran Turismo. Diferentemente de outros modelos do tipo, que são estudos que antecipam futuros superesportivos da marca italiana, este não chegará às ruas. O modelo foi criado unicamente para o jogo Gran Turismo, do console Playstation 4.
O conceito de linhas agressivas, rodas enormes e jeito futurista não tem compromisso com a realidade ou regras de segurança que fossem necessárias para um carro de rua. Mas a sua mecânica virtual vem da vida real.
O V12 Vision tem no mundo digital o mesmo trem de força do Sián, que foi apresentado no Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro. É um motor V12 que rende 785 cv associado a um sistema híbrido leve de 48V. Ele ajuda a gerar mais torque com o motor elétrico e acelerar as trocas de marchas.
No total, a potência combinada fica em 819 cv e o torque em 73,4 mkgf. No Sián, esse conjunto faz o esportivo – que teve apenas 63 unidades produzidas – acelerar de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos.
V12 Vision Gran Turismo tem inspiração no passado
O visual agressivo não é todo moderno, há inspiração no passado. As janelas laterais em forma hexagonal foram baseadas em outro Lamborghini, o Marzal, de 1968. As lanternas e faróis em formato de Y são uma leitura ainda mais moderna das atuais encontradas em carros como Aventador e Huracán.
A cabine, segundo a Lamborghini, remete a um jato de caça. O piloto fica centralizado e os painel contorna o piloto. Todas as informações estão em uma tela no centro do volante, além de serem projetadas no para-brisa, transformando o vidro em um enorme head-up display.