Quando o urologista Christopher Yang chegou à sua clínica, em Austin (Texas, EUA), na quinta-feira da semana passada (1/9), o local acabou sem luz. O médico já estava cancelando a agenda do dia, incluindo uma vasectomia, quando um colega brincou: “E se nós usássemos a energia do seu carro elétrico?”

“Todos nós rimos”, contou o médico ao site “Motherboard”. “Mas eu pensei mais um pouco, e sem dúvida era algo viável”, completou.

Em alguns minutos, com um cabo conectado ao carro elétrico, Christopher realizou o que chama de “provavelmente a primeira cirurgia movida por um Rivian (a marca do carro)”.

O urologista contou ao paciente a situação: a energia havia acabado e eles poderiam remarcar a consulta ou usar picape como fonte de energia. Segundo Christopher, o paciente riu e disse que preferia não remarcar e ele que estava bem usando a picape.

Na falta de luz, carro elétrico é usado em vasectomia em clínica no Texas Foto: Reprodução/Twitter

Então, o médico passou um cabo de extensão da tomada da picape para o Aaron 950, um dessecador de alta frequência que evita a perda de sangue durante operações e um ventilador no quarto do paciente porque estava quente com a falta de energia. Todo o resto do procedimento é feito com ferramentas cirúrgicas que não requerem energia. Ele também tinha um dessecador portátil que funciona com pilhas AA – que Yang disse que não é preferível usar por vários motivos, mas pode ser usado em caso de emergência – como backup caso algo desse errado no procedimento.

Mas deu tudo certo.

“O procedimento em si foi ótimo. Foi como deveria ser com a luz”, finalizou o urologista, ganhando aplauso nas redes sociais dos entusiastas de carros elétricos, após postar sobre o episódio. Segundo eles, ter uma bateria gigante sobre rodas gera muitas vantagens. Algumas, inesperadas.



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here