A eletrificação dos carros mundo afora traz algumas situações no mínimo curiosas. Depois de fabricantes reconhecidas por carros esportivos produzirem SUVs, agora o desafio está com montadoras de Muscle Cars que precisam instalar motores elétricos em novos modelos sem que eles percam a sua essência.

A Dodge é uma dessas marcas, e, pensando no futuro, apresentou um conceito elétrico, o Charger Daytona SRT Concept, que, entre outras coisas, promete seguir com o “ronco de um V8”.

O modelo foi apresentado durante o Dodge Speed Week, evento realizado pela fabricante na cidade de Pontiac, no estado americano de Michigan.

De acordo com a Dodge, o conceito traz novas tecnologias que serão adotadas em seus carros em um futuro próximo. Além da pegada de Muscle Car, chama atenção o uso de uma asa dianteira, nomeada de R-Wing, e um sistema que gera um som que imita o ronco de motor. Já a transmissão é “multivelocidade”. 

A Dodge não revelou dados técnicos do veículo, mas estima-se que o Charger Daytona SRT Concept será equipado com dois motores elétricos, que poderão ultrapassar os 800 cv.

O nome do carro, aliás, vem do primeiro modelo da montadora que superou os 320 km/h (ou 200 milhas horárias): o Charger Daytona, que era usado pela fabricante em corridas da Nascar, a principal categoria do automobilismo americano, em 1970.

O câmbio multivelocidades também é curioso. Via de regra, modelos elétricos possuem apenas uma marcha, já que não há necessidade de relações na transmissão, exceção feita ao Porsche Taycan.

No caso do conceito da Dodge, esta transmissão faz trocas eletromecânicas para que o motorista sinta a troca de marchas. Ainda há no volante um botão chamado “PowerShot push to pass”, que imita o botão de ultrapassagem visto, por exemplo, na Indy e na Stock Car.

Ainda há no Dodge Charger Daytona SRT Concept um sistema que gera um som de motor a combustão através do escapamento, algo que normalmente não é visto nos modelos elétricos. De acordo com a fabricante, o barulho chega aos 126 decibéis, o mesmo encontrado no Dodge Hellcat. 

Já o design do carro lembra o do Charger de 1968. A frente conta com uma abertura na parte superior do capô, chamada R-Wing, que aumenta o downforce. A frente do modelo, por sua vez, conta com um logotipo iluminado. As laterais têm linhas mais limpas, contando com maçanetas embutidas. As rodas são de 21 polegadas e possuem pinças de freios pintadas na cor vermelha.

Internamente, o acabamento é basicamente na cor preta, mas conta com iluminação em vermelho em todo o contorno, passando por portas e console central. Os bancos têm pegada claramente esportiva, com reforço em fibra de carbono. Os assentos ainda recebem detalhes em azul e prata. O modelo também possui fibra de carbono no piso e nas soleiras das portas.

O volante iluminado é equipado com um botão para escolher os modos de condução: Auto, Sport, Track e Drag. A cabine possui duas telas: uma do painel de instrumentos, com tela curva e 16 polegadas, e outra da central multimídia de 12,3 polegadas. O teto solar panorâmico é de bom tamanho e se abre totalmente.

De acordo com a Dodge, a produção do Charger Daytona SRT Concept será feita para 2024, em substituição aos atuais Charger e Challenge.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here