Não é segredo que a Toyota planeja lançar no mercado brasileiro um novo carro híbrido flex. Com o sucesso do Corolla sedã e do SUV Corolla Cross, a marca agora está na reta final de definição e vai anunciar, nos próximos meses, qual será o novo modelo feito na fábrica de Sorocaba (SP).
Tal como o Jornal do Carro antecipou, o mini SUV Raize é a opção mais quente. Entretanto, talvez ele seja “pequeno demais” para o mercado brasileiro, uma vez que tem menos de 4 metros de comprimento – ou seja, é menor que o Fiat Pulse. Dessa forma, surgem outros candidatos, como o Yaris Cross europeu, que tem tamanho próximo de Tracker e T-Cross, e o novíssimo Hyryder Urban Cruiser, feito com a Suzuki na Índia e irmão gêmeo do novo Grand Vitara.
Seja qual for a decisão, a marca deverá anunciar sua próxima novidade dentro de dois meses, conforme antecipou o jornalista e colunista, Fernando Calmon. Segundo ele, o plano da Toyota é que todos os modelos à venda no Brasil tenham ao menos uma versão híbrida flex na gama. Assim, até mesmo o Yaris atual pode se beneficiar da estratégia.
Yaris Cross é opção
De acordo com Calmon, a Toyota do Brasil vai seguir a estratégia mundial da marca e terá uma versão híbrida para todos os veículos do portfólio. Assim, o Yaris nacional entra na fila e pode ganhar versão eletrificada. Entretanto, o hatch e o sedã feitos no interior paulista já não vendem tanto quando nos últimos anos. Por isso, a marca vai produzir um novo modelo em Sorocaba, e ele pode ser o SUV Yaris Cross, já disponível na Europa.
Para quem não se lembra, o utilitário compacto estreou em 2020 no Japão. Ele usa a plataforma da nova geração europeia do hatch. Dessa forma, será concorrente direto dos SUVs mais vendidos do mercado brasileiro, como Jeep Renegade, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross, etc. Especulações apontam que o modelo – pensado, de início, para os mercados europeu e asiático – tem boas chances de ser feito aqui já a partir de 2023.
Raize tem tamanho e proposta do novo C3
O Yaris Cross usa plataforma TNGA-B, que é uma versão “encurtada” da TNGA do Corolla Cross. Na Europa, o SUV traz motor 1.5 aspirado de três cilindros (a gasolina) que trabalha em conjunto com outro motor elétrico. A potência combinada é de 116 cv (aqui, por ser flex, terá mais desempenho). Tração integral e câmbio automático CVT completam a mecânica, que faz 30,8 km/l de consumo médio. Lá fora, tem ainda opção 1.5 a combustão de 120 cv.
Nas dimensões, o Yaris Cross tem 4,19 metros de comprimento, 1,76 m de largura e 1,59 m de altura. Já o entre-eixos do SUV compacto tem 2,56 m. Para comparação, o Toyota Raize tem tamanho e proposta semelhante à do novo Citroën C3. O mini SUV mede 3,99 metros de comprimento, por 1,69 m de largura e 1,62 m de altura. No entre-eixos, são 2,52 m. Já a mecânica pode ter o mesmo conjunto da linha Yaris. Ou seja, motor 1.5 Dual VVT-i flex de 110 cv e 14,9 mkgf de torque (com etanol).