Sucessor elétrico do XC90 já tem nome: o Volvo EX90 foi confirmado pelo CEO da fabricante sueca, Jim Rowan, e será revelado em 9 de novembro. E mantendo a tradição da Volvo, terá sistemas ainda mais avançados para reforçar a tradição de vanguarda da Volvo quando o assunto é segurança.
Em um discurso sobre a nova era de segurança da montadora, Rowan não só garantiu que o EX90 será apenas elétrico como também garantiu que o SUVV terá sensores de última geração. combinando câmeras, radares e LiDAR – radares a laser. Além disso, terá um software padrão sofisticado que o tornará o carro mais seguro da história da Volvo.
Esses novos equipamentos de segurança chegarão aos outros carros da marca futuramente, mas por um bom tempo ainda será “um dos conjuntos de sensores mais avançados do mercado”, garante o executivo.
Compartilhe essa matéria via:
O “pacote tecnológico” inclui oito câmeras, cinco radares, 16 sensores ultrassônicos e um sensor LiDAR. Este último será montado no teto do carro, podendo detectar pedestres em até 250 m independente da luminosidade do local. A Volvo acredita que esse sensor pode reduzir acidentes graves em até 20% e a prevenção geral de acidentes será diminuída em 9%.
Outro recurso de segurança, desta vez focado no motorista, é o “Driver Understanding”: com duas câmeras internas e um volante capacitivo será capaz de detectar padrões de olhar e comportamento do motorista. Esse recurso procura sinais de estresse, distração, sono ou qualquer sinal que possa afetar a direção.
Caso seja detectado, o sistema inicia um sinal de aviso que aumenta o volume dependendo da gravidade da situação. Caso o motorista não responda, ele aciona as luzes de emergência e vai parando o veículo com segurança no acostamento.
Nenhum detalhe de design ou dica foi revelado ainda, apenas um vídeo de como funcionam os sistemas de segurança foi disponibilizado no YouTube da fabricante. Não se sabe se a Volvo dará mais detalhes com o tempo, porém a estreia do EX90 será em 9 de novembro.
Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.