A Maserati anunciou a nova geração do Maserati GranTurismo, um dos mais icônicos carros em toda a sua história. E, aproveitando a volta dessa linha, a marca italiana decidiu inovar e lançou seu primeiro carro 100% elétrico, o GranTurismo Folgore, que será uma das três versões do bólido à venda.

E para honrar a tradição do Maserati GranTurismo, a versão elétrica terá um conjunto de motores espantoso, capaz de despejar 1.200cv de potência, que vão fazer o coupé ir de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos. Isso é mais rápido, por exemplo, do que o Porsche Taycan Turbo S, modelo mais veloz do elétrico alemão.

O Folgore é o primeiro elétrico da Maserati, que vai eletrificar toda a linha até 2035 (Imagem: Divulgação/Maserati)

Os motores possuem 400cv cada um e foram distribuídos de modo a darem mais equilíbrio ao carro, proporcionando melhor dirigibilidade e distribuição de peso. Dois motores estão atrás e um alocado à frente, sempre ligados por meio do software Atlantis High, solução da montadora para dar mais dinamismo e controle ao veículo.

A velocidade máxima foi limitada eletronicamente a 320km/h, deixando o Folgore no nível do Tesla Model S Plaid, outro dos canhões elétricos do mercado. Mas além da potência, o esportivo zero emissão da montadora italiana será munido de muita tecnologia em suas baterias de 92,5 kWh (83 kWh utilizáveis). Isso porque o carro vai permitir aos seus usuários um carregamento rápido de até 270 kWh. A autonomia, porém, não foi revelada pela montadora.

O escapamento do Folgore é de mentirinha (Imagem: Divulgação/Maserati)

Som de motor de verdade, mesmo no elétrico

No interior, como era de se esperar, a Maserati não poupou despesas e equipou o GranTurismo Folgore com sistemas inovadores, incluindo a central multimídia Maserati Intelligent Assistant (MIA), que reúne, em uma só tela, o cluster digital do carro, o sistema de infotenimento e todas as informações do funcionamento do sistema elétrico do carro. As imagens ainda serão reveladas.

O GranTurismo também oferece experiência sonora de carro a combustão, mesmo sendo elétrico. Isso acontecerá graças ao trabalho dos engenheiros do Maserati Innovation Lab, que criaram dentro do Sonus Faber 3D, uma simulação do ronco do propulsor da montadora.

Além disso, para quem gosta de música, o GranTurismo Folgore terá 19 alto-falantes e som 3D de até 1.195W.

Maserati GranTurismo Folgore: Preço e Disponibilidade

A Maserati ainda vai revelar mais detalhes do GranTurismo em todas as suas versões e preços, bem como os mercados em que ele será lançado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here