O XPeng X2 é todo feito de fibra de carbono, material leve e muito resistente, tem oito motores elétricos – um em cada hélice – capacidade para dois ocupantes e chega a velocidade máxima de 130 km/h.

Segundo a fabricante, ele será adequado para futuros voos urbanos de baixa altitude e para viagens urbanas de curta distância, como passeios turísticos e transporte médico. Porém, não há especificações sobre a altitude máxima e nem sobre distância máxima dos voos, mas o teste durou cerca de 90 minutos.

O X2 está equipado com dois modos de condução: manual e autônomo. No modo manual há o controle de um operador, já no modo autônomo não há interação humana e o carro voador faz o trajeto configurado no sistema. E foi justamente neste modo que os testes foram feitos pois não havia nenhuma pessoa na cabine. O peso do X2 sem tripulantes é de 560 kg, mas é capaz de suportar até 760 kg com os dois passageiros.

“O primeiro voo público global do carro voador X2 mudará a mobilidade urbana. Hoje, assistimos a um momento histórico que definirá os próximos 50 anos”, afirmou o presidente e CEO da Xpeng, Hassan Al Hashemi.

A operação oficial deve começar nos próximos dois anos.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here