Quem conduz com frequência sabe o quão desesperante é ficar preso no trânsito. Nestes momentos, um dos pensamentos é: “como a vida seria mais fácil se houvesse carros voadores”. Ao longo dos anos têm-se tentado criar esta solução. A Alef Aeronautics parece estar quase a consegui-lo.
Desde 2015 que a empresa da Califórnia tem procurado criar um automóvel elétrico que possa ser usado nas estradas de hoje, mas que também possa voar quando necessário.
O objetivo era criar uma solução que pudesse ser usada em cidades em que o trânsito é um verdadeiro problema. Em dias em que a fila de veículos era demasiado grande, uma descolagem na vertical permitia usar o céu como estrada.
O primeiro protótipo em tamanho real nasceu em 2019 e desde então que tem sido testado, ora em terra, ora no ar.
Chama-se Alef Model A e é apresentado como o único carro voador elétrico com descolagem e aterragem na vertical (eVTOL) que pode ser usado nas infraestruturas atuais.
Carro voador chegou aos céus do Dubai
À primeira vista, o Model A parece um carro como outro qualquer. Isto porque os propulsores ficam escondidos, garantindo maior segurança e menos barulho. Para se manter no ar, todo o veículo funciona como uma asa, refere a Reuters.
O carro voador tem lugar para duas pessoas e, apesar de ainda não ter sido divulgada a potência do motor ou a capacidade da bateria, a Alef salienta que terá autonomia para 322 km na condução em estrada e para 177 km quando está a voar.
A tecnologia dá um grande apoio no desenvolvimento do veículo e, por isso, o Model A vem equipado com um sistema que faz diagnósticos para garantir a segurança antes de começar a voar, deteção de obstáculos e um paraquedas para todo o carro.
O Alef Model A tem um preço de pré-venda de 300 mil euros. Quem quiser fazer a pré-encomenda terá de pagar 150 euros para ficar na lista normal ou então 1500 euros para entrar na fila prioritária.
A produção deverá arrancar no último trimestre de 2025.
A empresa californiana já anunciou que está a trabalhar no Model Z, um carro voador de quatro lugares, com autonomia para voar 322 quilómetros ou andar em estrada por 644 quilómetros. Este modelo deverá chegar em 2035 e custará cerca de 35 mil euros.
Carro voador chama a atenção de grandes investidores
Na mesma altura em que a marca anunciou a abertura da pré-venda do seu carro voador, soube-se que um dos primeiros investidores da Tesla, Tim Draper estava a apoiar a Alef através do seu fundo Draper Associates Fund V.
De acordo com a Reuters, o fundo cedeu três milhões de euros para ajudar a empresa da Califórnia arrancar. Recentemente, Tim Draper terá investido novamente.