A Tesla de Elon Musk vive um dos seus momentos mais dourados. Entre as suas recentes propostas, o Tesla Model Y, é o carro elétrico mais vendido na Europa, posição que a fabricante norte-americana espera manter daqui em diante no nosso continente.
À medida que a União Europeia impõe regras mais duras contra os veículos a combustão e promove a adoção de veículos sem emissões, a Tesla encontra um mercado cada vez mais recetivo. Prova disso é o sucesso do seu veículo elétrico mais recente.
Tesla Model Y supera até a procura pelo Tesla Model 3 na Europa
Após ter alcançado um pódio similar na Austrália em setembro com 4359 unidades vendidas num mês, superado apenas pela nova Toyota Hilux (5170) e pelo Ford Ranger (4890), o veículo elétrico alcança agora a fama na Europa.
Podemos observar, com efeito, a popularidade do Tesla Model Y na Alemanha, tornando-se no carro mais vendido nessa nação em setembro último. Aliás, no mercado germânico superou até os Volkswagen Golf e Volkswagen Tiguan da fabricante alemã VW.
Agora, com base no relatório divulgado pela JATO Dynamics, que toma como ponto de comparação o registo de novos veículos, temos o Tesla Model Y como carro mais vendido na Europa. É a primeira vez que tal sucede no nosso continente.
Após sucesso na Austrália, Model Y conquista também o mercado da Europa
A entidade sediada no Reino Unido afirmou na passada quinta-feira: “é a primeira vez que um utilitário desportivo da Tesla alcança o n.º1 no ranking da Europa. Fê-lo agora com 29 367 novos veículos elétricos registados no passado mês de setembro. Foi, assim, um crescimento de 227% face aos valores apurados no último ano.”
Tesla vende quase 30 mil unidades do Model Y em setembro na Europa
Para além disso, as métricas mostram que o segundo carro mais vendido na Europa foi o Peugeot 208. Logo em terceiro lugar temos agora o Dacia Sandero, low-cost da Renault. De qualquer modo, tanto o Dacia como o Peugeot são muito mais baratos que o Tesla Model Y no continente europeu.
A propósito, importa frisar que a nova fábrica da Tesla na Alemanha, a Gigafactory em Berlim já consegue produzir um total de 2 000 Model Y por semana, ajudando a marca de Elon Musk a alcançar esta cobiçada meta.
Para além disso, em agosto último a Tesla deu a conhecer uma versão mais barata do Model Y a ser comercializada na Europa. Em causa está a versão com tração traseira e uma autonomia de 455 km em ciclo WLTP. Por outro lado, a versão convencional tem uma autonomia superior de 533 km neste mesmo padrão WLTP.
Mais ainda, a velocidade máxima do Model Y mais acessível é de 217 km/h, com uma aceleração máxima de 6,9 segundos dos 0 aos 100 km. Note-se que esta versão “barata” chegará ao mercado entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, de acordo com a marca.
Por fim, no respeitante ao preço, a versão com tração traseira do Model Y chegará às lojas por cerca de 50 000 euros, variando depois consoante a carga fiscal de cada país. De qualquer modo, em alguns mercados, o novo Model Y pode ser mais barato que o próprio Model 3, um dos mais acessíveis.
Editores 4gnews recomendam: