Atualmente, uma parcela da população pode estar interessada em adquirir um carro novo ou, até mesmo, o primeiro carro. Neste sentido, há vários modelos, marcas e opções que podem ser pensadas e escolhidas.

Na hora de comprar um carro, as pessoas levam em consideração as preferências por automóveis novos ou usados e se vêm completos ou não. Além disso, outra questão que também é muito debatida é a questão da economia do carro, ou seja, quantos quilômetros ele dá conta de fazer pelo litro.

No entanto, o que muitas pessoas podem não saber ainda é a respeito dos carros híbridos. O carro híbrido, de modo geral, possui um motor de combustão interna que funcionalmente normalmente à gasolina. Mas, além desse motor, ele também conta com um motor elétrico.

O motor elétrico pode auxiliar a manter o motor de combustão em baixas rotações ou, em outros casos, sem funcionar. E, por essa razão, é possível tanto diminuir a emissão de poluentes quanto reduzir o gasto de gasolina.

Carro híbrido pode apresentar vantagens? Saiba mais! / Imagem: Divulgação

O carro híbrido no país

Não faz muito tempo que os carros híbridos começaram a receber mais destaque no mercado automobilístico nacional. No entanto, a tecnologia já está em uso desde o final da década de 1990 no Japão, com o lançamento da geração do Prius que contava com essa modalidade.

Os carros híbridos se dividem em três categorias, sendo eles o híbrido leve, plug-in e puro. Assim, no primeiro caso, o motor elétrico auxilia o motor a combustão. O motor elétrico não consegue, sozinho, movimentar o carro, mas ajuda o motor de combustão, o que pode reduzir o consumo de combustível.

Por outro lado, o carro híbrido plug-in possui uma bateria elétrica que pode ser recarregada. Os modelos que se enquadram nessa categoria podem apresentar um melhor consumo.

Por fim, também há o híbrido puro, no qual o motor elétrico possui o potencial de fazer com que o carro ande. Todavia, aqui, o motor a combustão é responsável por recarregar o sistema.

Veja também: Tire de uma vez por todas suas DÚVIDAS sobre as MULTAS da CNH; saiba quando as infrações não geram pontos

Pesquisa mostra desejo por esses modelos

De acordo com a pesquisa feita pela Tupinambá Energia, mais da metade dos brasileiros desejam comprar um carro que funcione a partir da eletricidade. Conforme o levantamento, 58% manifestaram esse desejo.

Além disso, o estudo também demonstrou que o público feminino possui mais interesse em adquirir um carro elétrico ou híbrido do que o masculino. Quanto às mulheres, 57% responderam que gostariam de comprar um automóvel neste tipo, enquanto a taxa de homens que responderam afirmativamente ficou em 43%.

A pesquisa foi feita com mais de 1,6 mil pessoas em 14 centros urbanos do país entre os meses de julho e agosto de 2022. Conforme o estudo, as razões que favorecem o desejo de comprar o veículo são a economia e a sustentabilidade.

Por outro lado, quem respondeu negativamente disse que os motivos são a falta de informações sobre o tema e o preço dos veículos, que tendem a ser mais caros do que os demais.

Carro por assinatura

Para quem não tem interesse em adquirir um carro híbrido ou não, o segmento do carro por assinatura pode ser uma alternativa. Nele, os interessados podem fechar um contrato para usarem um carro durante um período de tempo.

O período pode variar conforme a empresa de locação, mas ele fica entre 1 a 3 anos de uso. Além disso, há a possibilidade de realizar a renovação do contrato para mais tempo.

O setor apresenta um crescimento, conforme a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla). Segundo os dados da Associação, entre janeiro e setembro de 2022 este serviço cresceu em 16.4%. Quando se compara o final de 2021 com o mês de setembro de 2022, é possível observar que o salto de veículos disponíveis para essa modalidade foi de 91 mil para 106 mil.

Veja também: Até que ponto carros elétricos são uma boa opção? Lista reúne os mais BARATOS do Brasil

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here