Em breve, a Volkswagen vai expandir a gama de carros elétricos da família ID. A montadora alemã confirmou que está desenvolvendo um novo SUV baseado no hatch ID.3, bem como um modelo de baixo custo, que será o seu elétrico de entrada. A confirmação veio do CEO da empresa, Thomas Schäfer, em entrevista à publicação Autocar. De acordo com o executivo, o segmento de SUVs compactos movidos a baterias é um dos mais promissores.
De início, a previsão é de que o novo modelo chegue ao mercado antes de 2026. No entanto, mesmo com base no ID.3, o CEO promete que o veículo será completamente diferente. Sobretudo no posicionamento de preços. “A empresa está trabalhando duro para desenvolver um SUV compacto adicional baseado no ID 3 para que possamos também lançar um produto Volkswagen neste segmento de veículos de rápido crescimento”, disse Thomas.
Cabe dizer que, atualmente, o ID.4 é o SUV elétrico com as menores dimensões da marca alemã. Ele mede 4,58 metros de comprimento. E compartilha a mesma plataforma MEB com o hatch ID.3, que tem 4,26 m. Dessa forma, a arquitetura abre espaço para a VW trabalhar um modelo inédito, que pode surgir como um crossover compacto. Quando estrear, poderá competir em vendas, por exemplo, com o novo Bolt EUV, que virá ao Brasil em 2023.
Aumento de portfólio
Além do novo SUV compacto, a Volkswagen também planeja lançar mais dois modelos elétricos de entrada. De acordo com as informações, o mais básico deve partir de 20 mil euros, algo em torno de R$ 106 mil na conversão direta. Nas palavras de Thomas, a fabricante está trabalhando em “um carro pequeno e uma variante esportiva de crossover”. Assim, em comparação, eles serão semelhantes ao VW polo e ao SUV T-Cross com motor a combustão.
Estes três modelos fazem parte da nova estratégia da VW, que consiste em lançar 10 novos EVs até 2026. Isso inclui a renovação dos veículos atuais. Dessa forma, Schäfer confirmou que a Volkswagen terá o mais amplo portfólio elétrico da indústria automotiva. “Desde o carro elétrico básico com um preço-alvo inferior a 25.000 euros até o Volkswagen ID. Buzz e o novo carro-chefe Volkswagen ID. Aero, teremos a linha certa em cada segmento”, resumiu.
Nova plataforma?
Todos os modelos elétricos da VW são desenvolvidos sob a plataforma MEB. Segundo o CEO, essa arquitetura continua a fazer “avanços significativos, por exemplo, em termos de alcance, desempenho e características úteis”. Inclusive, continuará a ser a base dos próximos lançamentos da montadora alemã até a segunda metade da década.
No entanto, depois disso, a arquitetura MEB será substituída por uma nova base chamada SSP (plataforma de sistemas escaláveis). Esta será mais moderna e avançada e, portanto, fará parte de todos os modelos de volume da fabricante no futuro. Schäfer encerra falando que a Volkswagen está “derrubando velhos hábitos” em relação à linha de produtos.