A fabricante chinesa XPeng Motors recentemente anunciou sua nova arquitetura para veículos elétricos, que promete reduzir consideravelmente os custos de desenvolvimento e fabricação dos próximos modelos da montadora. O anúncio foi feito pelo cofundador e CEO da empresa, He Xiaopeng, durante uma coletiva de imprensa no último dia 16 de janeiro.

A nova plataforma, chamada de Smart Electric Platform Architecture (SEPA) 2.0, foi desenvolvida internamente pela XPeng Motors e utilizará tecnologias de fundição de alumínio integradas na dianteira e traseira, além de baterias integradas à carroceria do veículo. Essa arquitetura promete aumentar a eficiência de fabricação e ainda trazer uma redução de peso dos carros.

Segundo He Xiaopeng, a SEPA 2.0 reduzirá os custos de desenvolvimento e fabricação dos próximos modelos da XPeng Motors pela metade. As baterias terão uma redução de 25% no preço, enquanto os sistemas de assistência ao motorista terão cortes de 50% nos custos até o fim de 2024.

Brian Gu, presidente da XPeng Motors, destacou a importância da redução de custos na produção de veículos elétricos, especialmente em um mercado cada vez mais competitivo. Ele exemplificou a recente redução de preços feita pela Tesla em seus carros.

O primeiro modelo a utilizar a nova plataforma será o SUV-cupê G6, que será apresentado oficialmente no Salão de Xangai em 2023. Atualmente, a XPeng Motors comercializa os cupês P5 e P7, além dos SUVs G3i e G9. Este último já está sendo utilizado como robotáxi em caráter experimental na China e a empresa também está realizando testes com carros voadores, os e-Vtols.

A indústria automotiva segue em busca de soluções mais eficientes e sustentáveis para a mobilidade urbana. Os veículos elétricos têm ganhado cada vez mais espaço no mercado global, e iniciativas como a da XPeng Motors são importantes para tornar esses veículos mais acessíveis e viáveis financeiramente. A SEPA 2.0 é uma clara demonstração desse esforço, e mostra a determinação da XPeng Motors em liderar a revolução dos veículos elétricos na China e no mundo.

Fonte: Chinesa vai reduzir custos de produção de carro elétrico pela metade

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here