Novo modelo da Fiat será um SUV compacto com arquitetura do Peugeot 208 e motorização híbrida
A Fiat anunciou que está trabalhando no desenvolvimento de um novo carro que será fabricado na unidade de Betim (MG), no Brasil. Este carro será um modelo SUV compacto que será lançado em um novo ciclo de investimentos da Stellantis, a empresa que agrupa as marcas Chrysler, Dodge, Fiat, Jeep, Ram, Maserati, Alfa Romeo, Peugeot e Citroën. O novo SUV compacto será baseado na plataforma CMP, a mesma que é usada para o Peugeot 208 e o Citroën C3.
A informação foi divulgada pelo site Automotive Business, que afirma ter tido contato com um executivo da Stellantis durante o 4º Encontro de Peças da Indústria de Autopeças, que foi realizado em São Paulo. Embora o nome do novo modelo seja Projeto FH1, é possível que ele se chame Argo, já que este modelo deve sair de produção até 2025 e a Fiat não tem planos para lançar um substituto para ele.
Com visual inspirado no Centoventi, o conceito da nova geração do Panda, o novo SUV compacto da Fiat será o primeiro carro unificado pela Stellantis para originar modelos na América Latina e Europa. A expectativa é que a produção do novo modelo em Betim (MG) aconteça a partir de 2025 ou 2026, e inclua a exportação de 100 mil unidades por ano.
Enquanto o carro europeu será elétrico, o modelo brasileiro será o primeiro híbrido plug-in da Fiat no país. Ele contará com um motor 1.0 turboflex combinado a um propulsor elétrico, tornando-o uma opção econômica e amiga do meio ambiente. A expectativa é que o modelo tenha uma excelente recepção do mercado brasileiro, especialmente para aqueles que buscam um carro que seja fácil de manobrar na cidade e ao mesmo tempo tenha um bom desempenho na estrada.
Com a proposta de substituir o Fiat Argo, o novo modelo deverá ser uma aposta da montadora italiana para se consolidar no mercado brasileiro de SUVs compactos. Ele deverá ter um bom espaço interno e uma suspensão preparada para as ruas brasileiras, levando em conta que o novo carro será produzido no país. Enquanto isso, a Stellantis segue trabalhando em seus planos de investimento e expansão, trazendo novidades para o setor automotivo nos próximos anos.
Em resumo, o novo modelo da Fiat será um SUV compacto com a arquitetura do Peugeot 208 e a motorização híbrida. Embora ainda seja chamado de Projeto FH1, existe a possibilidade de que ele se chame Argo quando for lançado no mercado. Ele será o primeiro carro da Fiat unificado pela Stellantis para originar modelos na América Latina e Europa, contando com um visual inspirado no Centoventi, o conceito da nova geração do Panda. Ele será produzido em Betim (MG) a partir de 2025 ou 2026, com a expectativa de exportação de 100 mil unidades por ano, e deverá ser o primeiro híbrido plug-in da Fiat no país.
Fonte: Stellantis confirma sucessor do Argo com plataforma da Peugeot