Fiat desenvolve novo carro baseado no Peugeot 208 e motorização híbrida

A Fiat está trabalhando na criação de um novo veículo, que será fabricado em Betim (MG). Até o momento, conhecido como Projeto FH1, o novo modelo será produzido a partir da plataforma CMP, que serve como base para o Citroën C3 e o Peugeot 208. A notícia foi divulgada pelo site Automotive Business, que conversou com um executivo da Stellantis, durante o 4º Encontro de Peças da Indústria de Autopeças, realizado em São Paulo.

Embora a fonte não tenha revelado muitos detalhes sobre o novo modelo, rumores indicam que ele será um SUV compacto, que eventualmente substituirá o Argo. Este novo produto será o primeiro carro da Fiat unificado pela Stellantis para originar modelos na América Latina e Europa. A novidade terá design inspirado no Centoventi, que é um conceito da nova geração do Panda.

Enquanto o carro europeu será inteiramente elétrico, o veículo brasileiro será o primeiro híbrido plug-in da Fiat no país, ao estrear a composição formada pelo motor turboflex 1.0 combinado a um propulsor elétrico. Segundo apuração do site Autos Segredos, a produção do novo modelo em Betim (MG) deverá ocorrer a partir de 2025 ou 2026. Durante a produção, é esperado que sejam fabricadas 100 mil unidades anualmente, incluindo as exportações.

Este novo modelo está sendo desenvolvido para ser um concorrente direto no mercado automotivo em expansão. O Brasil enfrenta grandes desafios em relação às metas de emissão de gases de efeito estufa, sendo necessárias estratégias para a redução nas emissões de veículos. Nesse sentido, a Fiat será pioneira ao introduzir o carro híbrido plug-in em nosso país.

Esta é uma excelente notícia não só para a Fiat, mas para todo o setor automotivo. O lançamento de um novo carro híbrido no mercado brasileiro demonstra que as montadoras estão dispostas a se adaptar às demandas do mercado, unindo tecnologia e inovação para atingir suas metas de sustentabilidade.

A indústria automobilística passa por uma grande transformação global e essa transição para carros elétricos e híbridos deve acontecer mais cedo ou mais tarde. A Fiat está pronta para liderar esse processo, oferecendo ao mercado brasileiro um novo veículo que respeita a preservação do meio ambiente e supre a demanda crescente por carros mais eficientes e económicos.

Os fãs da Fiat podem esperar ansiosamente pelo novo modelo. Eles poderão desfrutar de um carro moderno e sustentável, capaz de competir diretamente no mercado de SUVs compactos. Tudo isso feito a partir de uma combinação inteligente entre duas montadoras da mesma empresa, que aproveitam as melhores características de cada uma para criar um produto inovador e de alta qualidade.

Fonte: Stellantis confirma sucessor do Argo com plataforma da Peugeot

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here