Chevrolet Bolt EUV: o primeiro passo da GM na ofensiva de elétricos no Brasil

A chegada do Chevrolet Bolt EUV marca o início da ofensiva de veículos movidos a bateria da General Motors no Brasil. Embora já seja um modelo conhecido nos Estados Unidos, a versão EUV representa uma novidade por aqui e promete cumprir sua missão de popularizar a mobilidade elétrica no país.

Uma das principais vantagens do Bolt EUV em relação ao seu irmão hatch é o visual inspirado nos SUVs, que agrada a um público mais amplo. As linhas elegantes e modernas são complementadas por uma série de funcionalidades que tornam o carro ainda mais atraente.

Com 7,4 centímetros a mais de entre-eixos, o Bolt EUV é espaçoso e confortável para até cinco passageiros. O motor elétrico de 203 cv de potência e 36,7 kgfm de torque proporciona uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos.

A autonomia é uma das preocupações mais comuns para quem cogita adquirir um carro elétrico. No caso do Bolt EUV, a GM informa que as baterias de 65 kWh garantem uma autonomia de até 377 quilômetros de acordo com as medições do Inmetro, enquanto o ciclo WLTP indica 456 km de alcance. Esses números são animadores, mas é importante lembrar que fatores como a velocidade, o uso de ar-condicionado e o relevo podem influenciar no consumo de bateria.

A recarga é outro ponto que merece atenção, e o Bolt EUV apresenta números expressivos nesse quesito. Em carregadores rápidos (corrente direta) de 350 kW, é possível obter 160 km de autonomia em apenas 10 minutos. Em corrente alternada, o sistema do carro suporta equipamentos de até 33 kW. Em uma wallbox residencial, uma hora de carregamento garante 40 km de alcance.

Em termos de segurança, o Bolt EUV está bem equipado, com 10 airbags, alerta de colisão com frenagem autônoma emergencial, controle de cruzeiro adaptativo, câmeras com visão em 360° e muito mais. A central multimídia de 10,2 polegadas é compatível com Android Auto e Apple Carplay sem fio e conta com o sistema de som Bose.

Outro aspecto positivo é o preço sugerido de R$ 279.990, mais barato que a versão hatch do Bolt, que era vendida por R$ 329 mil. Vale lembrar que se trata de um lote limitado a apenas 200 unidades, o que pode aumentar o valor do carro no futuro.

O Bolt EUV é apenas o primeiro passo da GM na ofensiva de elétricos no Brasil. A empresa já anunciou que os Chevrolet Blazer EV e Equinox EV serão lançados no país em 2024. A expectativa é que a concorrência no mercado de veículos elétricos ganhe força nos próximos anos, com novos modelos sendo lançados pelas montadoras. Para o consumidor, isso representa uma oportunidade de escolha maior e preços mais acessíveis.

Fonte: Prestes a sair de linha nos EUA, Chevrolet Bolt EUV estreia no Brasil com preço de híbrido

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here