A notícia de que um carro elétrico se tornou o mais vendido no mundo, pela primeira vez na história, é uma prova de que os veículos elétricos estão ganhando cada vez mais espaço no mercado automotivo global. O Model Y, da Tesla, superou o Toyota Corolla e se tornou o carro mais vendido durante o primeiro trimestre de 2023, em um feito histórico e impressionante.
Embora o Model Y custe US$ 47.490, enquanto o Corolla 2023 custa US$ 21.550, isso não parece ter sido um obstáculo para as vendas impressionantes do Model Y, que alcançou 267.200 unidades vendidas no primeiro trimestre. Comparado aos resultados do mesmo período do ano passado, o número representa um aumento de 69%. Se as vendas continuarem firmes, o Model Y tem grandes chances de se tornar o carro mais vendido do ano de 2023.
Enquanto a Tesla desenvolve dois novos veículos, ela pode celebrar essa conquista que representa um enorme impulso para o segmento de veículos elétricos. A Toyota, por outro lado, domina o restante da lista dos veículos mais vendidos do mundo, apresentando bons resultados no primeiro trimestre. No entanto, a vitória da Tesla em alcançar a primeira colocação mostra como o segmento de veículos elétricos está se expandindo ao redor do mundo.
Atualmente, a venda de carros elétricos corresponde a 10% de todas as vendas de carros no mundo. Embora possa parecer pouco, esse número vem crescendo a cada ano, e logo veremos mais modelos elétricos figurando na lista dos mais vendidos. Essa é uma prova de que os veículos elétricos estão ganhando espaço entre os consumidores, e isso não mudará tão cedo.
Embora a Tesla esteja em 19ª colocação, segundo dados de 2022, a empresa Car Logos afirma que os resultados do Model Y em 2023 podem alterar essa colocação. Embora Elon Musk, CEO da Tesla, tenha previsto que o Model Y seria o carro mais vendido do ano em 2021, a conquista veio alguns anos depois. Mas o importante é que veículos elétricos, como o Model Y, estão ganhando cada vez mais espaço no mercado automotivo global.
Em resumo, a vitória do Model Y da Tesla em se tornar o carro mais vendido no mundo no primeiro trimestre de 2023 é um feito impressionante que comprova a crescente popularidade dos veículos elétricos. Embora ainda faltem muito para que os carros elétricos superem os a combustão, a tendência é que isso aconteça gradualmente ao longo dos próximos anos, e o Model Y é apenas a ponta do iceberg dessa mudança que vem para mudar a indústria automotiva global.
Fonte: Tesla Model Y é o primeiro carro elétrico a se tornar o mais vendido do mundo