Stellantis Promete Aumento na Produção de Veículos Híbridos e Elétricos

Com as emissões de poluentes cada vez mais restritivas nos veículos automotores, os fabricantes precisam encontrar maneiras de tornar seus carros mais sustentáveis ​​e mais ecológicos. Nesse sentido, as soluções mais eficazes são os veículos híbridos e elétricos, que vêm ganhando espaço no mercado automotivo. Com essa tendência em vista, a Stellantis promete uma ofensiva eletrificada e já prepara três tipos diferentes de propulsores híbridos, além de um motor exclusivamente a etanol.

Atualmente, a Stellantis é detentora de algumas marcas de grande destaque no mercado, como a Fiat, a Jeep e a Peugeot, além de outras. No entanto, até o momento, apenas o Jeep Compass 4xe é o único modelo híbrido oferecido pela empresa no Brasil. O veículo é importado da Itália e conta com um sistema plug-in híbrido que une um motor a gasolina com outro elétrico.

Diante desse cenário, a Stellantis anunciou recentemente que pretende aumentar a produção de veículos híbridos e elétricos. A empresa promete lançar três tipos diferentes de propulsores híbridos, cada um com suas particularidades.

O primeiro sistema é o BSG, que utiliza uma correia conectando o motor a um alternador que alimenta uma bateria de 48V. Esse sistema ajuda a economizar combustível e reduzir as emissões de poluentes, pois o motor é desligado em situações de desaceleração e as demais funções do carro continuam funcionando normalmente.

As outras duas opções são os sistemas HEV e PHEV, ambos mais complexos e eficientes em termos de desempenho e autonomia. O HEV (Hybrid Electric Vehicle/Veículo Híbrido Elétrico) é um sistema que une o motor a combustão a uma pequena bateria e um propulsor elétrico dedicado que fornece energia para mover o veículo por pequenas distâncias. Já o PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle/Veículo Híbrido Elétrico Plug-in) é muito semelhante ao HEV, mas com a diferença de que deve ser conectado a tomadas ou carregadores elétricos para recarregar a bateria de alta tensão.

De acordo com as informações divulgadas, os sistemas híbridos da Stellantis serão integrados às plataformas que a empresa já utiliza no Brasil, como a MLA (utilizada pelos modelos Pulse e Fastback) ou a CMP (usada em veículos como o Citroën C3, C3 Aircross, Peugeot 208 e 2008). Isso significa que os carros desenvolvidos a partir dessas plataformas poderão contar com as novas motorizações híbridas.

A Stellantis ainda estuda conectar os sistemas híbridos a um propulsor que funcione somente a etanol. O motor seria derivado do 1.3 GSE turbo e tornaria os veículos ainda mais sustentáveis, já que o etanol é produzido a partir da cana de açúcar ou do milho e é uma matéria-prima renovável que polui menos que a gasolina.

A previsão é iniciar a produção já no próximo ano, e a tecnologia estará disponível para todas as marcas da Stellantis. A definição de quais marcas e modelos utilizarão os novos sistemas híbridos será baseada em estratégias de mercado que ainda serão definidas. Enquanto isso, a empresa continua trabalhando em novidades, como o Jeep Avenger, que deve começar a ser fabricado no Brasil em 2025 e contará com versões híbridas e elétricas, além de um motor a etanol.

Fonte: Primeiro híbrido nacional da Stellantis chegará em 2024

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here