O governo brasileiro surpreendeu a todos ao anunciar que os carros elétricos e híbridos deixarão de ser isentos do imposto de importação a partir de 2024. A medida, que começará a valer a partir de 1º de janeiro do próximo ano, terá um aumento gradual no tributo até 2026. A justificativa do governo é a de incentivar a indústria na nacionalização dos carros eletrificados, uma vez que atualmente apenas a Caoa Chery e Toyota produzem carros híbridos no Brasil, e os veículos elétricos se resumem a caminhões e ônibus.

De acordo com a nova medida, o imposto de importação para os carros elétricos será de 10% a partir de 2024, enquanto nos híbridos será de 12%. Até 2026, esse valor atingirá o total de 35%. Essa mudança tem gerado preocupação entre os consumidores, que se questionam sobre o impacto desse aumento nos preços dos carros elétricos e híbridos.

Por conta do fato de que esses veículos são importados e a entrega depende da chegada dos lotes, surge a dúvida sobre como fica para quem já comprou um carro eletrificado ou pretende adquirir um. O valor com o imposto adicional será cobrado no ato da compra ou somente na entrega do veículo?

Para elucidar essa questão, consultamos a montadora GWM, que informou que o consumidor que reservar o carro até o final de dezembro pagará o preço atual, independentemente da data em que terminará de pagar ou receber o veículo. No entanto, a montadora ainda não divulgou se os carros sofrerão reajustes após a volta do imposto de importação para elétricos e híbridos.

Além disso, a Peugeot, que atualmente vende dois carros de passeio e um furgão elétricos, informou que a regra para importação se manterá a mesma, pelo menos até janeiro. A partir da nova regra, a empresa irá se adequar às novas legislações.

Diante dessa situação, quem pretende adquirir um carro elétrico ou híbrido deve se apressar, visto que é certo que a partir do dia 1º de janeiro, esses veículos ficarão mais caros. A hora é agora para quem deseja usufruir dos benefícios desses veículos, tanto para o meio ambiente quanto para o bolso a longo prazo. Afinal, os carros elétricos são uma alternativa mais sustentável e econômica em longo prazo.
Esta é uma mudança que reflete a tentativa do governo de promover a indústria automobilística nacional e aumentar a produção local de carros elétricos. Resta agora aguardar para ver como essa nova medida impactará o mercado e o comportamento dos consumidores ante essas novas opções de veículos.

Fonte: você tem 10 dias para comprar um carro elétrico

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here