A fabricante chinesa de dispositivos eletrônicos, Xiaomi, revelou recentemente seu primeiro carro elétrico, marcando uma nova incursão da empresa em um mercado altamente competitivo. O novo veículo, chamado SU7, foi apresentado em um evento em Pequim, na China, pelo CEO e cofundador da Xiaomi, Lei Jun. Durante o evento, Lei Jun expressou suas ambições de tornar a Xiaomi uma importante montadora global em um período de 15 a 20 anos e de competir com empresas líderes do setor, como a Tesla.

O SU7, que significa Speed Ultra, promete ser um veículo revolucionário, com um alcance de até 800 quilômetros com uma única carga, cores exclusivas e uma velocidade máxima de 265 quilômetros por hora. O sedan de cinco lugares será movido por baterias das líderes do mercado chinês Contemporary Amperex Technology e BYD, dependendo se possui configuração de motor único ou duplo.

A incursão da Xiaomi no mercado de veículos elétricos representa um investimento significativo de 10 bilhões de dólares por parte de Lei Jun, que acredita que sua empresa pode revolucionar o setor de transporte da mesma forma que fez com os smartphones há uma década. Lei Jun demonstrou confiança em sua “aposta empreendedora final”, afirmando que a Xiaomi está determinada a produzir um carro tão bom quanto os da Porsche e Tesla.

No entanto, a Xiaomi enfrenta desafios significativos no mercado de veículos elétricos. Pequim tem limitado as licenças de fabricação para novos nomes no mercado, o que significa que a Xiaomi precisa se associar à estatal Beijing Automotive Group para produzir seus veículos elétricos. Além disso, os subsídios estatais que reembolsavam consumidores com até 60 mil yuanes para a compra de um veículo elétrico acabaram em 2022. A Xiaomi também enfrenta uma concorrência acirrada em um mercado que já possui centenas de modelos de dezenas de marcas.

Lei Jun já afirmou que a Xiaomi pretende que o SU7 rivalize em desempenho com o Porsche Taycan Turbo e em características tecnológicas com o Tesla Model S. Ainda não foi revelado o preço do SU7, mas Lei Jun deu a entender que não será tão acessível quanto alguns especularam nas redes sociais. No entanto, ele ressaltou que o carro é destinado a pessoas que têm afinidade com tecnologia, desempenho e “bom gosto”.

A incursão da Xiaomi no mercado de veículos elétricos marca uma mudança significativa para a empresa, que anteriormente era conhecida por produzir smartphones baratos. Com as vendas de smartphones estagnadas e um mercado global cada vez mais saturado, a Xiaomi busca desafiar não apenas outros fabricantes de veículos elétricos, mas também novos concorrentes como a Huawei.

Em suma, a revelação do primeiro carro elétrico da Xiaomi representa um passo ambicioso para a empresa, que busca competir com gigantes do setor automotivo. No entanto, a Xiaomi enfrenta desafios significativos em um mercado altamente competitivo e regulamentado. Será interessante observar como a empresa se sai nesse novo empreendimento e como o SU7 será recebido pelos consumidores.

Fonte: Xiaomi lança carro elétrico para competir com a Tesla

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here