O mercado de veículos elétricos está em alta no Brasil, apesar da retomada do imposto de importação sobre o setor. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a estimativa é de um crescimento de cerca de 60% nas vendas este ano, e a expectativa é que as vendas ultrapassem 150 mil veículos eletrificados em 2024, após uma expansão de 91% em 2023.

Esses números mostram que os consumidores brasileiros estão cada vez mais interessados em veículos elétricos, impulsionados pela preocupação com o meio ambiente e a busca por tecnologias de zero ou baixa emissão. A tendência é que dois terços dos veículos vendidos sejam do tipo plug-in (PHEV e BEV), que podem ter suas baterias recarregadas em tomadas, enquanto um terço será composto por híbridos convencionais (HEV), que são recarregados pelo próprio motor a combustão do veículo.

Essa preferência por veículos elétricos e híbridos está alinhada com as tendências mundiais e com as metas de redução de emissões de gases poluentes. No final de 2023, os veículos plug-in já representavam 70% das vendas totais de eletrificados no Brasil, mostrando que os consumidores estão cada vez mais conscientes e dispostos a adotar tecnologias mais sustentáveis.

Além disso, esse crescimento no segmento de veículos elétricos e híbridos vai ao encontro das projeções da federação nacional de concessionários de veículos, Fenabrave, que estimou um crescimento nas vendas totais de carros e comerciais leves em 2024 de 12%, acima do avanço de 11% de 2023.

Diante desse cenário positivo, o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, afirmou que a entidade acredita que o mercado seguirá evoluindo, optando por tecnologias de baixa emissão. Isso mostra que a indústria automotiva está atenta às demandas do consumidor e buscando se adaptar às novas tendências e necessidades do mercado.

Em resumo, o segmento de veículos elétricos e híbridos está em ascensão no Brasil, e a expectativa é de um crescimento contínuo nos próximos anos. Essa tendência é impulsionada pela preocupação com o meio ambiente, pelas metas de redução de emissões e pelo interesse crescente dos consumidores por tecnologias mais sustentáveis.

Fonte: Associação de carros elétricos estima alta de 60% nas vendas em 2024

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here