Os melhores da década
Os anos 2010’s trouxeram mudanças relevantes para o comércio automobilístico do Brasil. Após 27 anos de liderança, o Volkswagen Gol deixou de ser o carro mais vendido, o Fiat Uno saiu do pódio depois de quatro medalhas de prata seguidas, e a sul-coreana Hyundai conseguiu encontrar seu espaço com o HB20. Além disso, o Ford Ka trouxe a fabricante estadunidense para o “Top 3” entre os mais vendidos do país. Para visualizar melhor o cenário, voltaremos a 2010. O Gol completava seu 24º ano consecutivo no topo da lista dos mais vendidos, acompanhado do Uno, em segundo, e do Celta, da Chevrolet, em terceiro, de acordo com a Fenabrave. O quadro se repetiu em 2011, inclusive nas posições.
O ano de 2012 marcou o retorno do que viria “roubar” o protagonismo do queridinho da Volkswagen. Desta vez em terceiro lugar, o Fiat Palio voltava para disputa de nº 1 do Brasil. Além da volta do Palio, 2012 não trouxe nenhuma grande novidade, Gol e Uno se mantiveram na primeira e segunda posição, respectivamente.
Atípico é a definição perfeita para o ano de 2014. O Gol, modelo mais vendido no país desde 1987, perdeu sua posição para o Palio, que saltou do terceiro diretamente para o primeiro lugar. A disputa foi acirrada e apenas 381 carros de diferença garantiram a liderança do hatch da Fiat.
Após o fim da dinastia Gol, o Palio não conseguiu emplacar a sua. Em 2015 o automóvel da Fiat não manteve o bicampeonato e perdeu sua posição para o Onix, contentando-se com a medalha de prata. No mesmo ano o Hyundai HB20 apareceu pela primeira vez no pódio, ocupando o terceiro lugar em número de vendas.
O Onix tem conseguido se manter estável desde então, e não só ele. De 2016 para cá, os mesmos nomes vêm se repetindo entre os mais vendidos.