Escreva um artigo baseado no
Publicado em
16/07/2024 às 10:38
Até pouco tempo, o tamanho realmente importava. E se quiséssemos ter um motor potente para nosso carro, não havia outra escolha a não ser adicionar cilindros e aumentar a cilindrada. Com o tempo, os motores grandes foram substituídos por mecânicas muito menores e com menos cilindros, mas com potências razoáveis e até elevadas, além de uma maior sofisticação e, sobretudo, algum sistema de sobrealimentação, como o turbo. Um motor elétrico nunca nos teria ocorrido
Mas nos tempos em que vivemos, a situação mudou, e muito. E o melhor exemplo encontramos no motor desenvolvido pela ZF, criado por um dos fornecedores mais renomados da indústria automotiva e responsável por algumas das melhores caixas de câmbio do mercado, que promete 374 CV de potência e um torque descomunal de até 5.200 Nm. E tudo isso com o tamanho de uma caixa de sapatos.
O da ZF é um conjunto mecânico que com um tamanho compacto e muito pouco peso consegue entregas de potência muito elevadas, para veículos de altas performances, especialmente em configurações de múltiplos motores
A transição que torna obsoleta a gasolina
ZF Friedrichshafen, como o resto da indústria, está vivendo sua particular adaptação e transição para o veículo elétrico. De desenvolver alguns dos melhores sistemas de transmissão e embreagens para motores de combustão interna a diesel e gasolina, e muitos outros elementos disponíveis em nosso carro, como sistemas de suspensão, a companhia já está desenvolvendo novos sistemas indispensáveis para uma nova geração de veículos eletrificados.
— ARTIGO CONTINUA ABAIXO —
A alemã se propôs o ambicioso objetivo de se tornar a primeira fornecedora mundial de motores elétricos, dispondo de mecânicas de até 748 CV, já presentes em alguns modelos à venda.
Sua última criação é um motor tremendamente compacto, que já foi testado em um protótipo de Porsche Taycan e que esperam esteja no mercado em 2026.
Com 74 quilogramas e o tamanho de uma caixa de sapatos entrega 280 CV de potência contínua e picos de 374 CV
Montagem de motor, inversor, eletrônica e redutor. Fonte : ZF
Um motor elétrico inovador
EVSys800, assim se chama, é um motor tremendamente compacto. Se considerarmos todo o conjunto, que compreende motor elétrico, inversor, eletrônica e redutora, que além disso permitiria prescindir de uma caixa de câmbio tradicional, pesa apenas 74 quilogramas e ocupa menos que duas caixas de sapatos empilhadas.
Sua configuração coaxial para a redutora e o enrolamento trançado do motor permitiriam que fosse 50% mais compacto e economizasse 10% de cobre em relação aos motores atuais. Economizar espaço, peso e, por consequência, melhorar a eficiência, tudo isso reduzindo ruídos e vibrações, e alcançando um desempenho nada desprezível, que nos faz pensar em veículos de altas performances, especialmente em configurações de dois, três ou até quatro motores.
Falamos de picos de potência de 374 CV e de torque de até 5.200 Nm, com uma potência contínua de 280 CV. Suas primeiras aplicações veremos nos próximos anos, nos quais está previsto que a ZF comece a produção em grandes volumes dessa nova geração de mecânicas elétricas.
100% exclusivo, livre de plágio e totalmente otimizados para SEO com cabeçalhos
Fonte: Assim é o novo motor elétrico da ZF que tem 374 CV e 5.200 Nm, tornando a gasolina obsoleta.