O Volvo S60 é um sedã de luxo que evoluiu muito da geração anterior para a atual. O médio da marca sueca chega ao Brasil importado dos EUA, onde passou a ser feito recentemente.
Com design sofisticado, aparência parruda e um layout padronizado com os demais irmãos, o S60 quer manter vivo um segmento que apenas as marcas premium ainda valorizam.
Feito sobre a plataforma SPA, o Novo S60 é o primeiro Volvo sem opção diesel, mas para compensar, ele aposta no híbrido plug-in.
Para os tradicionais, a oferta a gasolina ainda é boa e o Inscription T5 reúne elegância e requinte com ótima performance com seus 254 cavalos, por um preço de R$ 229.950.
Por fora…
O Volvo S60 2020 é um carro de linhas fortes, que transmitem segurança e robustez. Para reproduzir o espírito da marca, ele se mantém bem equilibrado nas formas.
A frente larga vem com faróis full LED adaptativos com um olhar bem escandinavo, dotado do “Martelo de Thor”, marca dos carros da Volvo.
O para-choque com forma quase triangular e molduras destacadas, reforça a aptidão do carro pela esportividade. Na traseira, as lanternas de LED em “C” são grandes e expressivas.
O S60 traz colunas C reforçadas e belas rodas aro 19 polegadas na Inscription, montadas em pneus 235/40 R18.
Antena barbatana, escapes embutidos e cromados, bem como teto solar padrão completam o visual bastante elaborado do S60 Inscription.
Por dentro…
Se você já entrou em qualquer Volvo da nova safra (exceto o V40), ficará bem familiarizado com o ambiente do S60.
O desenho geral é o mesmo para toda a gama, porém, com detalhes exclusivos para cada linha, afinal, os Volvo 40, 60 e 90 possuem tamanhos diferentes e duas plataformas distintas.
Apesar da “family face”, o Volvo S60 Inscription tem um interior agradável e sofisticado, no nível dos alemães e altamente conectado.
O cluster digital de 12,3 polegadas com quatro estilos de mostradores e configurável de acordo com o modo de condução é um atrativo.
A multimídia Sensus com seu formato de tablet, deixa as coisas mais interessantes, embora com alta concentração de funcionalidades, o que requer algum tempo para explorar.
Sim, se ficar complicado, existe até um manual digital e interativo, que torna tudo mais simples. Com Google Android Auto e Apple Car Play, o dispositivo poderia apenas ampliar mais os mapas de Maps e Waze.
A Sensus tem também um bom navegador GPS, que supre a falta de sinal em lugares remotos e indica até mesmo a presença de pedágios na via.
Tendo um volante minimalista, o S60 tem seu ajuste manual, mas com assentos dianteiros elétricos com duas memórias cada, inclusive com extensor de assento e controle do passageiro pelo motorista.
O teto solar é padrão em tamanho, sendo que poderia ser maior. Já o acabamento é de primeira linha, sempre de ótima qualidade, assim como o sistema de som com 170 watts e 10 alto-falantes.
Os bancos em couro possuem revestimento macio e ergonomia elogiável. Atrás, o assento tem apoio de braço central e os passageiros contam com difusores laterais nas colunas C.
O espaço para pernas é mediano, assim como o acesso pelas portas traseiras, algo que os chineses resolveram com a versão longa S60L.
Falando em espaço, o porta-malas é menor que o esperado, tendo apenas 392 litros contra 442 litros das versões T8 R-Design e Polestar. Ainda assim, abriga boa bagagem.
Por ruas e estradas…
O Volvo S60 Inscription T5 2020 é um carro com ótimo desempenho. Seu motor B4204T26 da família Drive-E é bem elástico e de funcionamento agradável.
O propulsor sueco é um 2.0 litros com turbocompressor e injeção direta de combustível, feito totalmente em alumínio. Ele entrega 254 cavalos a 5.500 rpm.
Sua força é de 35,7 kgfm entre 1.500 e 4.800 rpm, mostrando que mantém o “gás” na maior parte do regime de trabalho.
Com ele, de acordo com a Volvo, o S60 T5 vai de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e atinge máxima limitada em 240 km/h.
Montado na transversal com uma caixa automática Aisin de oito velocidades, o 2.0 tem boas respostas em baixas rotações, garantindo saídas bem rápidas e com o menor esforço.
Com mudanças de marcha suaves, o Volvo S60 T5 apresenta um comportamento agradável no dia a dia, mesmo no modo Eco, que suaviza o funcionamento do motor.
Contudo, quando é necessário força, ele rapidamente entrega o que tem e cumpre com o esperado. No modo Comfort, ele fica bem mais esperto, dando mais prazer ao volante.
No Dynamic, o S60 T5 realmente explora bem seu potencial, girando rapidamente para além de 6.000 rpm e com grande dose de energia.
De respostas imediatas, o sedã nórdico se ajusta para garantir a performance esportiva desejada, dispensando até um layout convidativo no painel, como em outras marcas.
No S60, a tela esportiva do cluster não interfere no modo Dynamic e vice-versa. Andando normalmente, o giro fica bem baixo, geralmente entre 1.500 e 2.000 rpm.
No Dynamic, o giro sempre fica mais alto na média, garantindo motor cheio para saídas mais explosivas.
Com torque em abundância, o S60 T5 não se esforça para quase nada. Nisso, o consumo agradece, com média de 9 km/l na cidade e bons 14,3 km/l na estrada.
Tendo desligamento automático do motor eficiente e função “coasting ready”, que desativa o câmbio em declives ou desacelerações, o S60 T5 está antenado com a eficiência energética.
Rodando na rodovia a 110 km/h, o giro fica em 1.800 rpm, o que é bastante agradável em conforto ao volante e eficiência no consumo.
Para quem gosta de apreciar mais a condução, existe a opção de trocas manuais na alavanca, que é dura para os engates dos modos automáticos.
Não existem paddle shifts, um ponto que a Volvo poderia rever, já que o Inscription T5 tem desempenho de esportivo e merecia as tais borboletas, vistas apenas nos R-Design e Polestar.
Com posição de dirigir agradável, mas não tanto seu acesso, já que o carro é baixo, o S60 T5 tem um ajuste de suspensão mais firme, reforçado ainda pelas rodas aro 19 e pneus série 40.
O conjunto sofre em pisos irregulares, buracos e vias com pavimentos menos lisos, como bloquetes, paralelepípedos, etc.
Com entre-eixos longo, é preciso atenção também nas lombadas. Ainda que a suspensão sofra em nossa realidade, o interior bem montado não reproduz essas deficiências.
No Volvo S60 T5 Inscription, a direção elétrica é muito leve e progressiva, respondendo rapidamente ao comando.
O sedã também possui freios bem sensíveis, que travam rapidamente os discos ao menor esforço no pedal.
Deve-se lembrar de que, assim como os demais modelos da marca, o S60 T5 vem de série com o Pilot Assist, que quase dirige para você na cidade ou na estrada, a até 130 km/h.
Quase autônomo, o sistema é uma tecnologia que reforça o compromisso da Volvo com a segurança, exigindo sempre o contato com o volante.
Isso garante viagens menos cansativas e até amplia a atenção, afinal, ver o volante movendo-se sozinho não é o que se vê no dia a dia.
Por você…
Antes ele era um sedã de luxo ocasional, preferido por quem queria sair do lugar-comum (mas altamente desejado pela maioria) dos sedãs alemães.
Agora, o Volvo S60 parte para entrar nesse grupo germânico com boa gama de opções, incluindo até um esportivo híbrido, assim como preços competitivos.
O S60 Inscription T5 é um intermediário desejável, tendo bom conteúdo de série, ausência de temíveis opcionais (tem somente acessórios) e com gama de cores e interiores “na faixa”.
Seu motor 2.0 Turbo responde tão bem quanto os rivais de sua categoria, enquanto a dinâmica de condução aprimorada torna o S60 T5 um Volvo realmente desejável.
Com 373 vendidos em 2019, o S60 chegou depois da metade do ano, mas promete para 2020. Em pé de igualdade com os alemães, ele agrada muito e tem de tudo para deslanchar em vendas.
Medidas e números…
Ficha Técnica do Volvo S60 Inscription T5 2020
Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha, turbo
Cilindrada – 1.969 cm³
Potência – 254 cv a 5.500 rpm (gasolina)
Torque – 35,7 kgfm a 1.500 rpm (gasolina)
Transmissão – automática de oito marchas com mudanças manuais na alavanca
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 6,5 segundos
Velocidade máxima – 240 km/h
Rotação a 110 km/h – 1.800 rpm
Consumo urbano – 9,0 km/litro (gasolina)
Consumo rodoviário – 14,3 km/litro (gasolina)
Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink
Elétrica
Freios
Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB
Rodas/Pneus
Liga leve aro 19 com pneus 235/40 R19
Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.761 mm
Largura – 1.850 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.431 mm
Entre eixos – 2.872 mm
Peso em ordem de marcha – 1.702 kg
Tanque – 55 litros
Porta-malas – 392 litros
Preço: R$ 229.950