Um fenômeno. Assim pode ser classificado o Toyota Corolla híbrido. O modelo que permite rodar com etanol, gasolina e eletricidade abocanhou um terços do Prêmio Carpress 2019. A láurea é concedida a partir de votação de dez jornalistas qualificados de diversas plataformas nos quatro cantos do país.

Além de vencer o Grande Prêmio Capress, o Corolla híbrido levou nas categorias Melhor Carro Premium (acima de R$ 110 mil), Destaque Eficiência Energética e Destaque Tecnologia. São inúmeros os predicados e o caráter histórico dessa nova versão – é o primeiro híbrido flex do mundo.

O inédito sistema híbrido combina três motores, dois elétricos e um a combustão com tecnologia flex e transmissão hybrid transaxle. O sistema híbrido da Toyota, nesta nova geração do Corolla, combina um motor a gasolina de 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, com 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina).

Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque, garantindo aceleração suave e excelente conforto ao rodar em qualquer tipo de condução. A bateria híbrida de níquel-hidreto metálico, responsável por alimentar o motor elétrico do Corolla, está localizada embaixo do banco traseiro, contribuindo para a redução do centro de gravidade e aprimorando a estabilidade na condução do veículo, sem comprometer o espaço interno.

A transmissão Hybrid Transaxle funciona através de planetária com engrenagem, praticamente eliminando perdas e atritos. Este tipo de transmissão entrega uma aceleração mais linear, que reduz ou aumenta continuamente as marchas de acordo com a demanda do motor, sem desperdiçar energia, contribuindo para a eficiência de combustível.

O novo Corolla possui sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida. Isso garante maior autonomia ao modelo no modo elétrico, também contribuindo para economia de combustível.

Segundo o Inmetro, o Corolla híbrido é capaz de rodar 14,5 km/l na estrada e 16,3 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, o modelo roda 9,9 km/l na estrada e 10,9 km/l na cidade. Além disso, ele é o carro movido a etanol mais eficiente do Brasil com 1,38 MJ/km.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here