Hyundai Ioniq: híbrido chega ao Brasil em 2020 e pode ser flex

Ele já foi mostrado no Salão do Automóvel e, para quem viu de perto, percebeu uma abordagem um tanto familiar. O Hyundai Ioniq chega ao Brasil definitivamente em 2020, de acordo com o site Automotive Business, que confirmou a informação com o presidente da Hyundai para a região, Eduardo Jin.

O Hyundai Ioniq chegará como um produto importado da Coreia do Sul e pelas mãos da CAOA, que tem o contrato de exclusividade para importação de carros da marca, deixando a HMB operando no Brasil apenas com a produção do Novo HB20 e derivados, assim como do Creta.

Além disso, o Ioniq pode chegar ao mercado nacional com motor flex. Jin não confirmou a intenção, mas disse que era uma possibilidade, visto que a Hyundai produz na Coreia os propulsores flexíveis usados em alguns modelos importados para o Brasil, notadamente o Elantra e os próprios utilizados por HB20 e Creta.

Com isso, ficaria mais fácil introduzir a tecnologia no Ioniq, que já roda em testes pelo Brasil. O motivo pelo qual o motor flex pode ser vantajoso é que a importação de carros híbridos já teve a tarifa de entrada reduzida de 35% para algo entre 0% e 7%, dependendo da eficiência energética do veículo, que também leva em consideração o peso.

Hyundai Ioniq: híbrido chega ao Brasil em 2020 e pode ser flex

Usando motor flex, o Hyundai Ioniq conseguiria até um corte de 3% de IPI, o que ajudaria a oferecer um preço mais competitivo, lembrando que o Toyota Prius custa hoje R$ 128.530, uma referência importante para saber o quanto este coreano eletrificado custará aqui. Mas, por que o carro japonês como base de preço?

Como já citado no início do texto, quem viu de perto do Hyundai Ioniq sabe que ele é uma releitura coreana da proposta do Toyota Prius. As semelhanças entre eles vão bem além da carroceria liftback, mas diferente do japonês, tem uma versão 100% elétrica.

O motor usado é 1.6 na versão comum, mas da família Kappa (mesma dos 1.0 do HB20), tendo 105 cavalos, bem como um motor elétrico de 45 cavalos. Esta deve ser a versão a ser comercializada por aqui, pois, não depende de infraestrutura para recarga externa.

[Fonte: Automotive Business]

Hyundai Ioniq: híbrido chega ao Brasil em 2020 e pode ser flex

Nota média 4.7 de 3 votos


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here