Boa notícia aos fãs de cinema fantástico e de horror: entre os dias 9 e 19 de setembro, o Cinefantasy apresenta a sua 12ª edição em formato híbrido e totalmente gratuito. Os espectadores de Fortaleza poderão assistir aos filmes no Cine São Luiz, respeitando as regras de distanciamento, enquanto os demais cinéfilos pelo Brasil têm acesso à programação pelas plataformas virtuais Innsaei.TV e Spcine Play.
Este ano, a seleção conta com 119 filmes de 34 países diferentes. Esta é a oportunidade de ver novas produções de países com tradição no cinema fantástico (França, Espanha, México), mas também de descobrir as obras de cinematografias raras nos cinemas brasileiros (Etiópia, Nicarágua, Panamá). O evento inova ao estabelecer um painel de curadoras exclusivamente feminino, a exemplo de Mônica Trigo, Flávia Guerra, Júlia Katharine e Graciela Guarani. A atriz e cineasta Helena Ignez será a homenageada da edição.
Entre os destaques, encontram-se o boliviano Anomalia (2019), de Sergio Vargas Paz, e o mexicano Rendez-Vous (2019), de Pablo Olmos Arrayales, dois dos maiores premiados do festival FANTLATAM, além do brasileiro Carro Rei (2021), de Renata Pinheiro, que venceu o último Festival de Gramado, e do inédito As Almas que Dançam no Escuro (2021), de Marcos DeBrito, conhecido por Condado Macabro (2015).

Helena Ignez

Em paralelo, o 12º Cinefantasy promove uma série de workshops (Afrofuturismo e Roteiro Cinematográfico de Curtas-Metragens, entre outros), debates (Assédio no Cinema: Vamos Discutir? e Mulheres no Cinema + Representatividade) e a exposição virtual Elas Estão Comigo, que analisa a influência das obras elaboradas por mulheres na produção de outras artistas femininas. Você descobre a programação completa no site oficial do Cinefantasy.
Segundo a diretora do evento, Mônica Trigo,
“o cinema fantástico é um gênero com potencial criativo que permite viagens por territórios desconhecidos e inéditos, exercícios de imaginação, mas que também apresenta pautas atuais e necessárias, por isso, iniciamos a produção do festival trazendo o tema espinhoso do Assédio no Cinema para o centro dos nossos debates”. O Papo de Cinema é parceiro do festival, e acompanhará a programação completa diariamente, publicando críticas, notícias e entrevistas. 

LEIA MAIS
FANTLATAM 2021 :: O brasileiro Morto Não Fala vence prêmio de melhor ator
Sete filmes brasileiros de fantasia concorrem ao prêmio FANTLATAM
Podcast 2020 #11 :: O cinema de terror brasileiro

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.

avatar

Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua – Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

avatar

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here