Levantamento exclusivo do G1 mostra que a cada 10 locais atingidos, 3 voltaram a apresentar manchas de óleo após limpeza no Nordeste. Especialistas apontam lacunas na perícia das gravações da portaria do condomínio de Bolsonaro, diz jornal. SUS passa a oferecer tratamento contra a diabetes. IBGE divulga os números da produção industrial de setembro. E a 2 dias do Enem, veja as dicas de 6 professores para a redação.
Óleo nas praias do Nordeste
Funcionário da prefeitura trabalha na limpeza do óleo na praia da Barra de Jacuipe, em Camacari, na Bahia — Foto: Lucas Landau/Reuters
Um terço das mais de 280 localidades atingidas pelo óleo no Nordeste chegaram a ser limpas, mas a poluição retornou ao menos uma vez. Ao todo, 83 praias e outras localidades tiveram a reincidência da contaminação, o que representa 29,5% dos locais afetados pelo petróleo cru que começou a surgir no fim de agosto.
Os dados sobre a volta da poluição são parte de um levantamento do G1 com base em todos os 23 relatórios divulgados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) sobre a situação das praias desde o começo do desastre ambiental. A análise mostra que, em alguns locais, houve até três “idas e vindas” do óleo.
Caso Marielle: jornal aponta lacunas na perícia do MP no sistema de ligações de condomínio
Especialistas apontam lacunas no trabalho de perícia no sistema que registra ligações de interfone no condomínio do presidente Jair Bolsonaro, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Reportagem do jornal “Folha de S.Paulo” mostra que peritos não analisaram pontos importantes. O Jornal Nacional apurou que perícia foi protocolada 2 horas antes da entrevista coletiva do MP na qual promotoras disseram que áudio era conclusivo e que contradizia porteiro.
Teste de glicemia para pacientes com diabetes — Foto: Tesa Robbins/Pixabay
O Sistema Único de Saúde (SUS) passa a oferecer tratamento contra diabetes e problemas relacionados à doença. Nova lei foi sancionada por Hamilton Mourão enquanto estava no exercício do cargo de presidente. O texto prevê campanhas de conscientização sobre os níveis de glicemia na população.
O diabetes é causado pela baixa produção do hormônio insulina, que controla a quantidade de açúcar no sangue. De acordo com o texto, o governo fará campanhas de conscientização sobre a necessidade de medir os níveis de glicemia da população.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga dados de setembro da produção industrial. Em agosto, após três meses em queda, a produção industrial brasileira cresceu 0,8%, na comparação com julho, melhor resultado para meses de agosto desde 2014, quando a alta foi de 0,9%.
O Ministério da Economia divulga os dados de outubro da balança comercial. Em setembro, houve superávit de US$ 2,246 bilhões.
Redação do Enem será aplicada no domingo, dia 3 de novembro — Foto: Divulgação
Veja 6 dicas de professores para a redação. Eles sugerem que candidatos analisem textos nota mil. Dominar as características da dissertação também pode ajudar a melhorar desempenho.
Armado com uma submetralhadora 9 mm, Mateus da Costa Meira, então estudante de medicina, invadiu o cinema do Shopping Morumbi, na Zona Sul de São Paulo, no dia 3 de novembro de 1999 e abriu fogo contra a plateia. Matou três pessoas e feriu quatro. O assassino foi condenado a 120 anos e seis meses de prisão. Como está Mateus 20 anos depois do crime? E como vivem os sobreviventes do ataque? Renata Lo Prete conversa com a repórter da Globo Graziela Azevedo, escalada para cobrir, o caso desde os primeiros momentos e o jornalista do G1 Kléber Tomáz, que conversou com sobreviventes. Ouça:
Desafio Natureza: festa kalunga
Conheça a Romaria de Nossa Senhora da Abadia, festejo do Quilombo Kalunga
Quilombolas de 39 comunidades se mudam por uma semana para vila feita só para festa da “Senhora da Abadia”. Mistura de romaria com festa dura uma semana em agosto, e acontece na comunidade Vão de Almas, em Cavalcante, Goiás. Conheça essa festa tradicional kalunga.
Milhões de m³ de lama de rejeito vazaram da Barragem de Fundão em Mariana — Foto: Reprodução / GloboNews
A recuperação ambiental em Mariana é o programa que mais evoluiu em 4 anos, mas ainda está atrasada. O rompimento da barragem de Fundão, da Samarco, completa 4 anos no dia 5 de novembro e ainda não há prazo de quando toda a área devastada pela lama será recuperada.
Toyota Corolla Altis híbrido — Foto: Guilherme Fontana/G1
O Toyota Corolla híbrido chega para mostrar que um carro híbrido não precisa ter um visual “ousado” e que não tem que ser supercaro ou de uma produção restrita. Na nova geração, o sedã médio mais vendido do Brasil adota melhorias no motor 2.0 a combustão e estreia uma inédita versão híbrida. Veja as primeiras impressões.
A procuradora estadual do Condado de Cook, Kim Foxx, conduz o ‘juramento’ da cachorra Hatty, que prestará apoio emocional a crianças que irão depor, na Corte Criminal George N. Leighton, na terça-feira (29) — Foto: Camille Fine/Chicago Tribune via AP
Cachorra ‘presta juramento’ ao assumir cargo em procuradoria nos EUA. Hatty, de dois anos, irá tranquilizar crianças e pessoas emocionalmente abaladas que precisem prestar depoimentos. Em solenidade, ela colocou pata sobre livro de legislação para fazer juramento.
A cidade de Wakanda, do filme ‘Pantera Negra’, e Akon durante show recente — Foto: Divulgação
Akon diz que ‘Wakanda da vida real’ já está sendo construída no Senegal. “Começamos as obras”, afirma. Cantor de origem africana fala ao G1 sobre cidade futurista que terá faculdades, escolas, ginásios, aeroporto e criptomoeda batizada de Akoin.
Assista ao teaser de ‘Dois Papas’ com Anthony Hopkins
G1 já viu: ‘Dois Papas’ supera religião com atuações magistrais de Jonathan Pryce e Anthony Hopkins. Novo filme do brasileiro Fernando Meirelles vai além de debate sobre Igreja ao colocar veteranos em um encontro fictício dos papas Francisco e Bento XVI.
E mais: “A família Addams”, “Segredos oficiais” e “O Exterminador do Futuro” estreiam nos cinemas. Veja trailers e o comentário do G1.
Veja a previsão do tempo para sexta-feira (1º)