Carro híbrido: o que é, tipos e como funciona em 7 pontos principais

A eletrificação da mobilidade é um caminho sem volta, mas também repleto de dúvidas. Muitas pessoas têm o desejo de ter um automóvel que polua menos, mas são desencorajadas por não entenderem muito bem o que é um carro híbrido.

Apesar de ser uma tecnologia usada há pelo menos 15 anos, está longe de ser popular e acessível, especialmente no Brasil. No entanto, entender o que é o carro híbrido não só motiva os consumidores a optarem por um veículo que combina motores de combustão e elétricos, mas também prepara o mercado para essa inevitável tecnologia.

Afinal, o que é um carro híbrido?

De forma sucinta e didática, o carro híbrido é aquele que combina um motor de combustão, geralmente a gasolina ou flex, a um ou mais propulsores elétricos. Essa combinação foi desenvolvida para atender às rigorosas normas de emissões de poluentes em todo o mundo. O motor elétrico atua em situações específicas em que a unidade de combustão sequer entra em ação, o que resulta em menos poluentes e menor consumo de combustível.

Quanto os carros híbridos consomem?

Os carros híbridos podem registrar médias de consumo até 80% melhores que modelos similares movidos por combustível tradicional. Por exemplo, o Toyota Corolla híbrido pode rodar 6 km a mais com um litro de gasolina em comparação com seu par puramente a combustão. Essas variações de consumo são registradas de acordo com os padrões do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), garantindo uma maior eficiência energética.

Como funcionam os conjuntos híbridos dos carros?

Os carros híbridos podem funcionar de diferentes maneiras. No caso dos híbridos-leves, um pequeno motor elétrico, geralmente de 48V, ajuda a “aliviar” o trabalho do motor de combustão em momentos específicos. Já nos híbridos paralelos, como o Kia Niro, os propulsores elétricos e de combustão se revezam no movimento das rodas do veículo, proporcionando maior eficiência e redução do consumo de combustível. Por fim, existem também os híbridos plug-in, que trazem um motor elétrico alimentado por uma fonte de energia externa e possibilitam rodar em modo zero combustão por distâncias maiores.

Híbrido em série: uma nova tecnologia

Uma nova variação dos carros híbridos é o híbrido em série, no qual existe um motor de combustão, mas ele não traciona as rodas. A unidade serve apenas para carregar as baterias do propulsor elétrico, que é o responsável por movimentar o automóvel. Este sistema foi usado no Chevrolet Volt e, atualmente, é aplicado pela Nissan sob a alcunha de E-Power.

A importância de compreender os carros híbridos

Compreender o que é um carro híbrido e como funciona é fundamental para que mais pessoas possam aderir a essa tecnologia e contribuir para a redução das emissões de poluentes e do consumo de combustíveis fósseis. Além disso, a exploração de diferentes tipos de carros híbridos contribui para a evolução e popularização desse mercado, possibilitando que mais pessoas tenham acesso a veículos mais sustentáveis e eficientes.

Em resumo, o crescimento do mercado de carros híbridos é um passo importante rumo a uma mobilidade mais sustentável e eficiente. Ao entender as diferentes formas de funcionamento e os benefícios dessa tecnologia, os consumidores podem estar mais inclinados a adotar veículos híbridos, o que impacta positivamente o meio ambiente e a sociedade como um todo.

Fonte: 7 fatos para entender de vez o que é esse tipo de automóvel

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here