Nove entre dez usuários costumam recarregar seus veículos elétricos na residência ou no trabalho, aproveitando o período que o automóvel passa estacionado. Os dados são do levantamento realizado pela General Motors.

Como a média de deslocamento das pessoas é de aproximadamente 40 quilômetros por dia, é possível afirmar que basta uma recarga completa para rodar mais de uma semana em EVs mais modernos, com autonomia superior a 400 km.

O ideal é que o proprietário do veículo elétrico tenha instalado na garagem um carregador tipo wallbox. O aparelho permite realizar o carregamento quatro vezes mais rápido do veículo do que em uma tomada convencional de 220V, aproximadamente.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No caso do Bolt EV, uma hora de recarga no wallbox é suficiente para adicionar até 40 km de autonomia. O modelo da Chevrolet roda, em média, 459 km no ciclo WLTP ou 416 km no ciclo EPA. Isto porque o uso do carro elétrico em trechos urbanos permite que uma parte maior da energia seja recuperada com a frenagem regenerativa.

Para casos excepcionais, quando os proprietários aproveitam para fazer as recargas no meio do dia ou quando saem da rotina (como uma viagem, por exemplo), uma opção é o carregamento super-rápido para EVs, em geral encontrado em eletro postos de estradas, o que resulta em ganho de alguns minutos para ter uma autonomia extra para seguir caminho.

A quantidade de recarregadores públicos está crescendo e a consulta da localização deles pode ser feita por meio de aplicativos específicos, como o PlugShare e o Waze.

Nova geração de baterias

Recém-apresentado nos Estados Unidos, o Blazer EV estreará em 2023 já com um conjunto de plataforma, motor e bateria de última geração, batizado de Ultium, que permitirá adicionar 130 km de autonomia a cada 10 minutos numa estação de carregamento super-rápido. O futuro SUV premium da Chevrolet vai rodar até 530 km com uma carga completa, de acordo com estimativas do fabricante.

A autonomia de um veículo elétrico está diretamente relacionada à capacidade da bateria, assim como a de um automóvel tradicional a combustão está condicionada ao volume do tanque de combustível.

Tanto é que o Bolt EV atual, equipado com bateria de 66 kwh, tem autonomia quase 10% superior ao que o modelo anterior, que tinha bateria de 60 kwh.

No caso da velocidade de carregamento dos EVs, influencia a potência do carregador, a tensão e a corrente da rede elétrica, limitado pela capacidade máxima de recarga da bateria do veículo.

Veja o exemplo de estimativas divulgadas pela GM a respeito do Blazer EV:

Características que diferenciam o nível tecnológico de um veículo elétrico (Foto: Reprodução)

Os EVs podem ser considerados mais evoluídos que os carros a combustão ou híbridos, do ponto de vista da sustentabilidade, por serem zero emissão. Outra vantagem dos EVs é o menor custo de manutenção e o de rodagem, que chega a ser aproximadamente um quarto do valor de um carro tradicional de mesmo porte e nível de equipamento, de acordo com a montadora. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here