Rumores sobre o caro e extremamente econômico carro elétrico Lightyear 0 circulam há anos, mas só agora a estreia global ocorreu e o desenvolvedor anunciou a disponibilidade do primeiro modelo “solar” para produção. A empresa já envolveu até 500 pessoas na obra e firmou acordos com mais de cem fornecedores – a máquina já está pronta para produção. Ao contrário dos concorrentes, a novidade, sob certas condições, é capaz de funcionar sem carregamento externo por meses.

Fonte da imagem: Lightyear

O carro elétrico é um sedã familiar com painéis solares com área total de 5 m2, capaz de gerar eletricidade por dia, permitindo dirigir até 70 km. O sedã de quatro portas tem autonomia de 560 km na estrada a uma velocidade de 110 km/h, mesmo em condições sem sol. Durante os testes WLTP, o Lightyear 0 conseguiu percorrer 625 km, 4% a mais que o Tesla Model 3 Long Range com tração nas quatro rodas. Ao mesmo tempo, o modelo Lightyear possui baterias de tração de 60 kWh, e o mesmo Tesla tem 82 kWh. De acordo com Lightyear, o carro deve muito de seu desempenho ao seu baixo coeficiente de arrasto (0,19), tornando-o o carro familiar mais aerodinâmico já construído. Os pneus personalizados da Bridgestone também desempenham um papel importante.

Sabe-se que a novidade acelera para 100 km/h em 10 segundos, a velocidade máxima é de 160 km/h. Embora seja inferior ao Tesla Model 3 nisso, ele carrega muito mais rápido. Ao mesmo tempo, embora mesmo em um dia sem nuvens, as células solares não permitam que você carregue totalmente a bateria, sua contribuição é bastante grande – durante o dia de verão, o carro pode receber energia solar suficiente para dirigir até 70 km. De acordo com a empresa, se um motorista não dirige mais de 50 km por dia, ele pode dirigir por meses até que finalmente precise de uma estação de recarga.

As células solares são capazes de adicionar um alcance de até 10 km por hora, carregando da rede elétrica doméstica – 32 km por hora, ao usar uma estação de carregamento com capacidade de carregamento rápido – até 520 km por hora.

O interior do cinco lugares é feito de couro artificial à base de plantas, garrafas PET recicladas e madeira de palmeira. Ao mesmo tempo, para um carro feito de materiais reciclados, o modelo custará indecentemente caro – é improvável que esses preços ajudem a compensar a economia de eletricidade. Um total de 946 veículos elétricos serão produzidos, as entregas começarão em novembro deste ano. Cada um custará aos clientes US$ 266.000. Se for bem-sucedido, a empresa promete lançar uma versão com um preço mais acessível de US$ 32.000, que deve começar a ser produzido em 2025.



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here