A Mercedes-Benz confirmou que seu carro-chefe do sedã elétrico, o EQS, custará pelo menos US $ 100.000. A empresa já começou a fazer pré-encomendas do veículo na Alemanha nesta terça-feira. O modelo básico com bateria de 90 kWh e um motor elétrico para acionar as rodas traseiras custará US $ 124.000. Uma versão mais avançada com bateria de 107,8 kWh, dois motores e tração nas quatro rodas custará US $ 159 mil.
Supõe-se que, com o tempo, os preços dos EQS podem aumentar ainda mais. Curiosamente, a Mercedes-Benz usará o EQS para testar se os clientes estarão interessados em pagar para desbloquear ou introduzir novos recursos com atualizações de software. Por exemplo, a Mercedes-Benz limitará o ângulo de direção das rodas traseiras, mas após um pagamento adicional, os clientes poderão aumentar esse ângulo em vários graus para reduzir o raio de viragem. A empresa afirma que planeja até oferecer ativações temporárias e períodos de teste gratuitos para testar esses recursos. Além disso, por um adicional de € 89 por mês, os proprietários de EQS poderão jogar Tetris, Sudoku e outros minijogos no enorme display do carro elétrico.
A Mercedes-Benz não é a única empresa a considerar essas ideias. As montadoras estão constantemente expandindo o controle dos computadores em vários sistemas de veículos. Por exemplo, a Tesla foi a primeira a oferecer aos proprietários de veículos elétricos a compra de recursos adicionais, como o sistema de assistência ao motorista do piloto automático. A empresa chegou a vender veículos elétricos com grandes baterias, cuja capacidade disponível era limitada eletronicamente até que o proprietário do veículo decidiu desembolsar.
Dito isso, os compradores de EQS que não querem pagar a mais pelos extras ainda receberão um ótimo veículo elétrico premium que rivaliza com os líderes da indústria e o Mercedes-Benz S-Class com motores de combustão interna.