A Motional, uma empresa autônoma de desenvolvimento de veículos que é uma joint venture entre a Hyundai e a Aptiv, decidiu sobre a fundação de seu futuro táxi robótico. Foi oficialmente anunciado que o robotáxi comercial Motional será construído com base no carro elétrico Hyundai Ioniq 5, que abrigará o equipamento necessário, incluindo um lidar e outros sensores.
Além dos equipamentos localizados na parte externa da carroceria, os engenheiros da empresa farão a finalização do interior. Com isso, os passageiros durante a viagem terão algumas oportunidades adicionais, por exemplo, poderão solicitar uma parada adicional. O projeto fornece “reservas de segurança” para manter a operação normal de sistemas automáticos críticos.
Presume-se que a Motional irá integrar um sistema de controle remoto em seu robotaxi, que será usado nos casos em que o piloto automático não consegue lidar com a direção por conta própria. Obviamente, o controle remoto é necessário, pois o futuro do robotaxi será um veículo não tripulado de quarto nível, o que significa que não será capaz de fornecer autonomia total.
Espera-se que os robotáxis baseados em Ioniq 5 entrem em serviço comercial em 2023 por meio de uma parceria entre a Motional e a Lyft. Escolher o Ioniq 5 como base para um táxi robótico pode ser o ideal, já que um EV é um veículo espaçoso com zero emissões e um alcance de cerca de 480 km. Isso dará à Motional uma ligeira vantagem sobre seus concorrentes na indústria de táxis robóticos, já que muitos deles usam veículos elétricos mais compactos.