Uma marca fortemente ligada à história do automobilismo mundial e à memória afetiva dos brasileiros celebra uma importante conquista. A McLaren Automotive está completando dez anos de sucesso na fabricação de automóveis de rua. A história da marca começou em 1963, quando Bruce McLaren fundou sua fábrica de carros de corrida, e ganhou um novo capítulo em 2011, ano das primeiras entregas do 12C, o primeiro supercarro esporte da marca.

“A McLaren tem uma conexão muito forte com a história do Brasil na Fórmula 1 e um lugar especial no coração de muitos brasileiros porque Ayrton Senna conquistou seus três títulos mundiais ao volante de carros da marca. Já sabíamos que haveria essa conexão emocional quando iniciamos as vendas de supercarros McLaren no Brasil em 2018”, salienta Henry Visconde, presidente da McLaren São Paulo e da UK Motors, importadora oficial da McLaren no Brasil

A herança dos carros de rua da McLaren remonta a 1969, quando Bruce McLaren projetou e fabricou o M6GT de aparência futurista. Sua morte prematura em um acidente durante um teste em 1970 no circuito de Goodwood interrompeu as ambições da McLaren nessa direção, mas ainda havia oportunidades claras fora do automobilismo. Isso foi confirmado em 1993 com a chegada do McLaren F1, um carro que reescreveu o livro de regras com seu monocoque em fibra de carbono e assento do piloto em posição central. Mas foi em 2009 que uma nova era teve início com um supercarro totalmente novo, o 12C.

As entregas do McLaren 12C começaram em 2011, no novo Centro de Produção da McLaren em Woking, Surrey, Reino Unido, onde o supercarro – e todos os futuros modelos de estrada da marca – foi montados à mão. O Centro de Produção da McLaren foi inaugurado oficialmente no outono europeu daquele ano. A McLaren Automotive agora estava totalmente equipada para atingir suas ambições de produção.

Os eventos de comemoração do aniversário da McLaren na Europa aconteceram nos autódromos de Goodwood, Silverstone (ambos na Inglaterra) e do Algarve, em Portugal. Além das entradas de supercarros de luxo fabricados nos últimos 10 anos, esses eventos presentaram carros raros de propriedade de fãs da marca, incluindo o Senna GTR, o P1 GTR e o 720S GT3X da McLaren Customer Racing – um carro de corrida GT3 sem restrições de regulamentos de competição.

Uma homenagem ao tricampeão Ayrton Senna

McLaren Senna Global Test Drive - Estoril - June 2018 Copyright Free Ref:  McLaren-Senna-GlobalTestDrive-0093.JPG

O McLaren Senna de 2018 foi anunciado como o melhor carro de corrida para uso em estradas.

Levando na carona o sobrenome de Ayrton Senna, uma lenda da F1 que conquistou seus três títulos mundiais pela McLaren, o bólido tinha que ser acima da média.

Por isso, sua aerodinâmica gera nada menos que 800 kg de downforce, enquanto o novo chassi MonoCage III e o sistema de suspensão Race Active Chassis Control II permitiam tempos de volta inimagináveis. O McLaren Senna GTR que se seguiu eliminou a necessidade de homologação de estrada, resultando no McLaren mais rápido em pista com exceção dos modelos de Fórmula 1.

 

MCLaren

Artura, o primeiro híbrido da marca

MCLaren - modelos

O novo Artura é o primeiro supercarro híbrido de produção em série da McLaren. Lançado neste ano, representa todo o conhecimento e experiência da McLaren, combinando desempenho e dinâmica líderes da classe com capacidade de direção EV livre de emissões.

Ele tem um chassi MCLA superleve totalmente novo, construído na Grã-Bretanha, que incorpora uma arquitetura elétrica revolucionária baseada em ethernet, permitindo tecnologias avançadas de assistência ao motorista e atualizações Over-The-Air.

O novo trem-de-força Híbrido de Alto Desempenho (HPH) incorpora um V6 3.0 biturbo auxiliado por um motor elétrico compacto de fluxo axial de 95 cv. Potência combinada de 680 cv e torque de 73,46 kgfm por meio de uma nova caixa de câmbio de 8 velocidades com o primeiro diferencial eletrônico permitem uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3 s. Apesar do desafio que é carregar o peso de uma bateria, Artura é mais leve e mais potente que seus rivais não híbridos, mas ao mesmo tempo o McLaren mais eficiente e limpo de todos os tempos. O novo Artura e o plano de negócios Horizon 2030 da McLaren que começa a acelerar demonstram o compromisso em continuar a fabricar supercarros para o futuro eletrificado que se desenvolverá na próxima década.

Pioneirismo no chassi em fibra de carbono

A McLaren é uma pioneira que continuamente ultrapassa os limites. Em 1981, introduziu um chassi em fibra de carbono leve e forte na Fórmula 1 com o McLaren MP4/1. Em 1993, projetou e construiu o carro de rua McLaren F1.

Como parte da Ultimate Series, a McLaren foi a primeira a entregar um hipercarro híbrido, o McLaren P1. Em 2016, anunciou um novo hiper-GT híbrido e confirmou em 2018 que o próximo carro Ultimate seria o Speedtail. Em 2019, a marca lançou o 600LT Spider, o novo GT e o McLaren Senna GTR somente de pista. Também revelou o 620R e o McLaren Elva antes de lançar o 765LT no ano seguinte.

Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here