Desde o seu lançamento, em 1976, o Accord sempre estreou as novas tecnologias da Honda. Agora, na 11ª geração, não será diferente: o modelo de luxo foi escolhido para introduzir no Brasil o sistema híbrido e:HEV, composto por dois motores elétricos e um a combustão. Além do powertrain moderno, traz um recheado pacote de assistência à condução.
O carro chega em medos de junho, mas ainda sem preço definido. Como a geração atual – equipada com motor 2.0 a gasolina de 256 cv e 37,7 kgfm – custa R$ 257,9 mil, estima-se que a nova fique na casa dos R$ 300 mil. O sedã de luxo é um dos três carros híbridos que a montadora planeja lançar no Brasil até 2023, dentro do seu plano de eletrificação para o mercado local.
O Accord 2021 será vendido apenas com o powertrain híbrido. São dois motores elétricos (184 cv e 32,1 kgfm de torque) e um motor 2.0 a combustão de ciclo Atkinson, com (145 cv e 17,8 kgfm de torque). A Honda não informa, porém, se a potência total combinada é a simples soma dos números (329 cv e 49,9 kgfm) ou é menor, como ocorre na maioria dos powertrains híbridos.
Como parte da estratégia global, a Honda investe constantemente em pesquisa e desenvolvimento para continuar proporcionando a alegria da mobilidade com zero emissões de carbono. O objetivo é que dois terços das vendas globais da marca sejam de veículos eletrificados até 2030, com a visão de atingir a neutralidade de carbono até 2050.
Em linha com esse compromisso, foi criada a marca Honda e:Technology, para identificar as tecnologias de eletrificação de alta eficiência que buscam criar uma sociedade livre de carbono ao gerar, utilizar e conectar energia de maneira mais eficaz.
Sob o guarda-chuva da e:Technology, está a marca e:HEV, um novo nome de comunicação para a tecnologia híbrida de dois motores elétricos de alta eficiência, que é parte importante no processo de eletrificação da marca.
Graças à evolução dos conjuntos de baterias (IPU) e da unidade de controle de energia (PCU), o Accord híbrido consegue oferecer aos ocupantes o mesmo espaço interno da versão com motor a combustão anteriormente comercializada, sem a bateria ou outros componentes do sistema híbrido ocuparem o espaço para bagagem ou passageiros.
Com isso, o Accord híbrido consegue alcançar alta eficiência energética de 1,20 MJ/km, com consumo de 17,6 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada, de acordo com o Inmetro. Isso sem abrir mão do prazer ao dirigir, com acelerações vigorosas, linearidade e suavidade no funcionamento e bom comportamento dinâmico, garante a montadora.
Nova grade, para-choque e faróis
Na dianteira, o sedã ganha um novo para-choque e nova grade, com desenho mais horizontal e que abriga os novos faróis de neblina em LED.
Traz também inéditas rodas aro 17″ com acabamento escurecido, enquanto na traseira, o desenho refinado do Accord é complementado com um novo acabamento na parte inferior do para-choque. Na tampa traseira, o logo e:HEV identifica a versão híbrida, junto dos novos emblemas H frontal e traseiro com novo acabamento azul, exclusivo dos veículos híbridos da marca.
Dois motores elétricos e um a combustão
O e:HEV estreia no Brasil no novo Accord híbrido, o modelo carro-chefe da Honda. Com o uso de um sistema de dois motores elétricos de alta eficiência, combinados a um 2.0 a combustão, de ciclo Atkinson, proporciona uma nova experiência de condução ao volante com boa economia de combustível.
Há três modos principais de operação, dependendo da situação de condução: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive e Engine Drive. O sistema alterna automaticamente entre eles de forma suave, buscando a máxima eficiência.
Nos modos EV Drive e Hybrid Drive, a tração sempre ocorrerá apenas por meio do motor de tração elétrico de 184 cv e 32,1 kgfm de torque. A única diferença entre eles é se o motor a combustão, de ciclo Atkinson, com 145 cv e 17,8 kgfm de torque, funcionará em conjunto com o motor elétrico gerador, para fornecer energia, ou não. Por se tratar de um motor elétrico de alta potência, a maior parte das condições de rodagem estarão cobertas nestes dois modos de operação.
Como complemento, a montadora possui um terceiro modo, exclusivo da marca, o Engine Drive, que faz uma conexão direta do motor a combustão com as rodas, por meio de um sistema de embreagem. Esse modo é acionado em velocidades mais altas de cruzeiro, quando o motor a combustão trabalha em sua faixa de maior eficiência energética.
Novos equipamentos e mais conectividade com Apple CarPlay e Android Auto
Internamente, o Accord mantém toda a sofisticação e tecnologia reconhecidas do sedã flagship (carro-chefe) da marca, oferecendo um luxo único para seus consumidores. E o modelo traz novos equipamentos que ampliam a conectividade, o conforto e a segurança.
Na conectividade, o sistema de áudio agora permite a integração com as tecnologias Apple CarPlay e Android Auto sem a necessidade de fios, por conexão bluetooth. Além disso, o carregador por indução no console central está mais potente, com 15 Watts, permitindo mais comodidade aos ocupantes.
Os ocupantes do banco traseiro passam a contar com duas saídas USB adicionais, que permitem a recarga de dispositivos eletrônicos.
O quadro de instrumentos também traz novo grafismo, adequado para todas as funcionalidades do sistema e:HEV, bem como uma nova grafia para os botões no volante, tornando mais prática a operação.
Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.