Apresentado na semana passada o R7-Autos Carros acelerou o novo XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design, crossover premium da marca sueca que promete economia de combustível e alto nível de equipamentos mantendo as qualidades conhecidas da linha XC40 que estreou globalmente em 2018.
O XC40 vai além da fórmula de alto nível de equipamentos para chegar na motorização. Ele estreia o T5 Twin Engine com dois motores, um elétrico complementar com 82cv, e outro 1.5 turbo a gasolina com 180cv. Combinados, os dois resultam em 262cv e 42,5kgfm de torque. Ao ligar o crossover o silêncio é quebrado apenas pela iluminação do painel digital de 12,3´´ que mostra o início da viagem. Ao deslocar a diminuta alavanca do câmbio automatizado de sete marchas ele parte suavemente podendo ligar ou não o propulsor a gasolina que quase não é percebido. O motor elétrico pode ser recarregado em tomadas adaptadas por meio de um cabo específico fornecido pela Volvo.
Com tração integral o XC40 acelera sempre com máxima eficiência apesar da altura e com muita agilidade diferente do que se poderia supor de um carro híbrido (no sentido pejorativo). O silêncio acompanha a viagem mesmo quando a velocidade é elevada e há cinco modos de condução bem distintos entre si conforme o perfil do passeio escolhido.
Destaque fica para o modo Hybrid de combinação automática de condução entre o motor a gasolina e o elétrico e também o Power para uma postura esportiva. Na cidade o modo Pure permite uso apenas do propulsor elétrico em baixas velocidades.
Segurança na estrada e no trânsito
Junto com a versão híbrida o XC40 estreia o Pilot Assist. Entra em cena o controle de cruzeiro adaptativo que mantém distância pré-definida do carro que viaja à frente e ainda mantém o veículo na faixa de rolagem. Ele conta com frenagem autônoma, sensor de fluxo cruzado com frenagem (que testamos em uma saída de garagem), leitura de placas de velocidade e radar, auxílio em subidas e descidas, tudo para o máximo controle do motorista.
A Volvo promete um consumo de até 24km/litro enquanto no nosso teste perfizemos 21km, um pouco abaixo do esperado mas muito considerando o seu porte e peso de 1672kg.
Espaço de carro grande
O XC40 tem bitolas largas e uma carroceria com espaço generoso para quem viaja à frente. No banco traseiro apesar do espaço suficiente o elevado túnel central atrapalha a movimentação dos passageiros. O porta-malas tem 432 litros e é bem suficiente para o porte do crossover.
A bordo, o bom acabamento, típico da marca continuam chamando a atenção. Há iluminação ambiente, luzes de cortesia em LED, ar condicionado digital com controle de climatização na tela com 9 polegadas entre outros itens.
Som assinado e multimídia “computador”
O som de 600 watts assinado pela marca Harman Kardon tem 13 alto falantes e a multimídia com Android Auto e Apple Car Play além do aplicativo próprio do carro é de fácil utilização mesmo com tantos controles. Na prática é possível até memorizar configurações de altura e postura do banco, espelhos, luzes internas, cores do painel entre outros itens tudo pela tela. Abaixo dela, poucos botões concentram outras funções da multimídia.
O novo XC40 híbrido custa R$ 245.950 mas tem só dois anos de garantia e o preço das revisões até 50.000km custará R$ 10,1 mil, custos a serem considerados na aquisição de um modelo certamente moderno e conectado mas nem sempre acessível a todos os bolsos.