A Alpine, marca francesa de automóveis, anunciou o lançamento do seu novo carro de competição, o A424 Beta, que começará a ser utilizado a partir de 2024. O carro está equipado com um motor V6 3.4L que produz 675 CV e utiliza um sistema híbrido Bosch padronizado, que é utilizado por todos os LMDh (Le Mans Daytona hybrid). O carro foi desenvolvido em parceria com a Oreca e a Mecachrome, com os primeiros testes aerodinâmicos sendo realizados em julho de 2022 e os testes de motor em dezembro do mesmo ano.
O objetivo da Alpine com o lançamento deste carro é competir no endurance, mais especificamente nas 24 horas de Le Mans. A equipe ainda não teve a oportunidade de testar o carro na pista, porém, o primeiro shake-down está previsto para o final de julho de 2023, seguido por testes em outros circuitos até a homologação final FIA. A primeira corrida do carro será no Catar, no início da temporada de 2024.
Com o lançamento do A424 Beta, a Alpine junta-se à Ferrari como as únicas marcas que competem na Fórmula 1 e no World Endurance Championship (WEC) simultaneamente. A Alpine entrou no WEC após uma aposta no LMP1 em 2020, onde os chefes da marca entenderam o potencial de investir no segmento de endurance. A marca confirmou sua entrada na categoria Hypercar / LMDh em outubro de 2021.
O nome do carro segue a tradição dos carros de resistência vencedores da Alpine, com a nomenclatura do nome começando com A seguido de três algarismos começados por 4. O número 24 simboliza as 24 Horas de Le Mans e o ano de lançamento, 2024. Já o Beta designa a fase final antes do lançamento.
Em suma, o lançamento do A424 Beta representa um passo importante para a Alpine em sua busca pela excelência no automobilismo, o que pode levar a novas conquistas no segmento de endurance.