“Nós fazemos sonhos se tornarem realidade. Fizemos com o Countach clássico nos anos 70. E estamos fazendo novamente. O novo Lamborghini Countach está a caminho.” Foi assim que a marca italiana anunciou o retorno de um dos grandes carros da sua história. E tudo indica que será uma série especial para marcar os 50 anos do superesportivo mais revolucionário da marca italiana.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Não estamos exagerando. Além de ser um dos esportivos mais lendários de todos os tempos, o Countach foi responsável por moldar o conceito de carro esportivo com motor central-traseiro instalado na longitudinal, um conceito seguido até hoje pela Lamborghini. Também foi ele quem deu início à era das linhas retas e vincadas.
A novidade é que, no mesmo ano que sua apresentação completou 50 anos (o lançamento foi apenas em 1974) o Countach terá uma versão adaptada ao século 21. O anúncio, ainda sem grandes detalhes, foi feito por meio de uma rede social da Lamborghini.
We make dreams come true. We did it with the classic Countach in the 1970s. And we’re doing it again. The new Lamborghini Countach is coming. #Lamborghini #Countach pic.twitter.com/nXctgIuyqe
— Lamborghini (@Lamborghini) August 9, 2021
Poucos detalhes foram divulgados pela fabricante, mas uma imagem vazada ajudou a decifrar do que se trata. O nome oficial será Lamborghini Countach LPI 800-4: LP significa “Longitudinal Posterior” referindo-se ao posicionamento do motor, enquanto o “I” vem de “ibrido” (híbrido em italiano), enquanto o 800-4 é uma referência à potência, 800 cv, e à tração nas quatro rodas.
Inclusive, seu motor seria o V12 6.5 aspirado especialmente preparado para entregar 800 cv, 30 cv a mais que o Aventador SVJ. Além disso, teria produção limitada a 112 unidades.
As especulações falam até que a nova versão pode contar com a adição do supercapacitor do Sián. Ainda não se tem confirmação dos detalhes, já que a fabricante não respondeu as perguntas dos amantes do modelo.
Não custa lembrar que a Lamborghini trabalha no sucessor do Aventador, que será híbrido e equipado com motor V12 aspirado inédito, combinado a um motor elétrico para compor um conjunto mecânico híbrido.
Em relação a sua história, o primeiro Lamborghini Countach foi lançado em março de 1971, resultado do processo criativo do designer de automóveis Marcello Gandini. Ele permaneceu em produção até 1990 e teve 2.000 unidades fabricadas, quando foi substituído pelo Lamborghini Diablo.
O Countach original chegou a ter, inclusive, uma versão em colaboração com Horacio Pagani, fundador da Pagani, para o aniversário de 25 anos de atividade da Lamborghini, em 1988.
A versão inicial tinha motor V12 4.0 e câmbio manual de cinco marchas. Inicialmente, entregava 375 cv. A edição Quattrovalvole (de quatro válvulas por cilindro) elevou o rendimento do modelo em altas rotações e a potência subiu para 455 cv.
Embora ainda cercado de incertezas, o novo Lamborghini Countach será apresentado oficialmente em 15 de agosto no Pebble Beach Concours d’Elegance, nos EUA.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital