Depois de conquistar uma vasta experiência em carros híbridos, sendo pioneira no segmento com o Prius (lançado em 1997), a Toyota passa a se aventurar no mundo dos carros elétricos. Com nome pra lá de esquisito, a fabricante japonesa acaba de apresentar seu primeiro SUV movido totalmente a eletricidade: o bZ4x (assim mesmo, misturando letras maiúsculas, minúsculas e um número).
Isso porque o modelo pertence à submarca de elétricos da Toyota chamada bZ (beyond zero, algo como “além de zero”) — uma família à parte, como a EQ da Mercedes-Benz, por exemplo. O carro de produção segue os passos do conceito revelado no início deste ano em questão de design e é construído na nova plataforma e-TNGA da marca, dedicada a veículos elétricos.
Toyota bZ4x pode rodar até 450 km com uma carga da bateria — Foto: Divulgação
Essa nova arquitetura traz uma bateria de 71,4 kWh no assoalho que oferece autonomia de 450 km ao bZ4x no ciclo WLTP. A empresa diz ainda que essa bateria é capaz de manter 90% de sua capacidade na primeira década de uso graças a um sistema de resfriamento das células, o que ajuda na durabilidade.
Serão duas opções de motor. O primeiro, que será oferecido na versão de tração dianteira, terá 201 cv e 27 kgfm, o que faz com que o carro atinja os 100 km/h em 8,4 segundos. Como a plataforma foi desenvolvida em conjunto com a Subaru, conhecida por seus veículos 4×4, haverá uma opção com tração integral equipada com dois motores (um em cada eixo) que, somados, entregam 215 cv e 34,3 kgfm. O zero a 100 km/h é feito em 7,7 segundos.
Outra novidade da plataforma é a bateria mais fina, que ajuda a manter um centro de gravidade mais baixo e a aumentar a rigidez da carroceria e o espaço interno. Para melhorar ainda mais a sensação de amplitude, o bZ4x vem com teto panorâmico.
A cabine tem ainda painel de instrumentos digital com tela de TFT de sete polegadas e nova central multimídia que pode ser atualizada com a tecnologia Over-The-Air (OTA). O porta-malas leva 452 litros.
Nova central multimídia pode ser atualizada remotamente — Foto: Divulgação
Por fora, o design é marcado por faróis afilados e um para-choque massivo que se prolonga onde seria a grade dianteira, já que o motor elétrico não precisa da mesma refrigeração que os a combustão. As rodas de 20 polegadas são pintadas de preto e as lanternas se unem por uma faixa de LED na tampa do bagageiro.
As reservas do modelo para a Europa serão iniciadas em dezembro, mas o preço ainda não foi divulgado. As entregas ocorrem a partir de meados de 2022.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.