Em novembro deste ano, a BYD se tornou a fabricante nas vendas de carros elétricos no país. A empresa foi aportada por Warren Buffett em 2008 e, desde então, caracterizada como uma rival asiática para a Tesla. Com os resultados de dezembro, a BYD terminou o ano passado com dois carros entre os dez veículos elétricos mais vendidos no país

Buffett já colhia os frutos de seu investimento bem antes disso. Em 2020, as ações da BYD tiveram alta de quase 400%, sendo negociadas por 29 dólares na bolsa de Xangai. Com capital aberto desde 2009, a companhia conseguiu aumentar seu valor de mercado de 17 bilhões para quase 80 bilhões de dólares. Desde o começo deste ano as ações já subiram 26% e a companhia já vale 94,2 bilhões de dólares.

Para efeito de comparação, a BYD já é maior do que empresas tradicionais do ramo automotivo. A Ford, que anunciou o fim das operações no Brasil nesta semana, vale apenas 39 bilhões de dólares. O grupo FCA, das marcas Fiat e Chrysler, tem valor de mercado de 36 bilhões de dólares. A francesa Peugeot tem valor de mercado de 19,7 bilhões de dólares. Ou seja, a BYD já vale praticamente o mesmo que essas três gigantes somadas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here