A Serpro anunciou que os documentos cadastrados no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) já são válidos em todo o Brasil. O app, que antes era aceito como uma versão digital da carteira de motorista (CNH), passou a substituir também o certificado de registro e licenciamento do veículo (CRLV) desde o começo do ano. Com a adesão do estado do Pará nesta quarta-feira (1º) à CRLV eletrônica, os documentos agora são aceitos em todo o país.
Na prática, os documentos de porte obrigatório pelo motorista podem ser substituídos por um app no celular. As certidões cadastradas no aplicativo são válidas em todo o Brasil, com o mesmo valor legal do documento impresso. Além disso, a versão digital da CRLV pode ser compartilhada eletronicamente de forma segura.
O registro dos documentos é válido até mesmo quando o celular está sem conexão com a internet. Para os casos de veículos dirigidos por mais de uma pessoa, o aplicativo permite compartilhar o documento com até cinco motoristas, que não podem dividi-lo com terceiros.
Outra opção oferecida pelo app é imprimir uma cópia física do documento — serviço também disponível no portal do Denatran. A cópia impressa possui um QR code para conferir a validade do documento.
Fonte: Serpro
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.