Protótipo de um dos carros autônomos da Apple (Foto: Apple)

A Apple tem avançado em seus planos para tirar do papel a fabricação de um carro elétrico. Nesta semana, a empresa de tecnologia contratou um ex-executivo da montadora Lamborghini para ajudar no design do futuro veículo com o logo da maçã.

O funcionário recrutado foi Luigi Taraborrelli, que ficou na marca italiana por 20 anos, revelaram fontes internas à rede americana Bloomberg. Conforme seu perfil no LinkedIn, o profissional acumula passagens por diversas áreas da fabricante de carros de luxo, sendo que o seu último cargo foi como responsável pela área de chassis e dinâmica de veículos, de onde se despediu em maio.

Entre os projetos em que Taraborrelli esteve envolvido, se destacam a participação no desenvolvimento dos modelos Urus, Huracán e Aventador, todos com preços superiores a R$ 2 milhões no Brasil. Além disso, desde 2014 estava participando dos projetos de veículos elétricos da montadora.

A contratação do ex-Lamborghini não é um caso isolado. No início deste ano, a Apple absorveu um veterano de 31 anos da Ford com o objetivo de aprimorar os estudos de segurança veicular. Ex-funcionários da Volvo e Tesla também compõem a lista de admissões.

O que se sabe sobre o carro elétrico da Apple

Apelidado de Projeto Titan, fontes internas afirmam que o plano da Apple é levar ao mercado um carro elétrico até 2025. Os esforços estariam concentrados em criar um modelo totalmente autônomo que dispense intervenção humana na direção.

Ao que tudo indica, o veículo não teria volante ou pedais e toda a sua parte interna seria projetada para interação entre os passageiros, como acontece na Limousine. O equipamento, claro, teria integração com os produtos e serviços da marca, como iPad e CarPlay.

Embora ainda não tenham sido relatados casos de veículos em circulação, em breve a empresa pode pedir autorização de testes rodoviários para os órgãos norte-americanos. À frente do projeto, estão Kevin Lynch, vice-presidente de tecnologia, e John Giannandrea, vice-presidente de inteligência artificial.

Quer conferir os conteúdos exclusivos de Época NEGÓCIOS? Tenha acesso à versão digital.
 



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here