Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto
A Apple gastou os últimos anos avaliando o desenvolvimento de um carro com nível autônomo limitado a direção e aceleração, como alguns modelos já disponíveis no mercado, ou em um modelo totalmente autônomo, que é seu grande objetivo.
A pretensão da marca da maçã mordida é clara: lançar um carro tão revolucionário quanto o primeiro iPhone, apresentado em 2007. Mas para isso terá que encarar fabricantes que já estão trabalhando no desenvolvimento de carros 100% autônomos a mais tempo, como Tesla e Waymo.
Leia também: Rival da Tesla mal entrou na Bolsa e já vale mais que Chevrolet e Ford
Tecnologia de iPhone
Mesmo sendo caloura na indústria automotiva, parece que a Apple tem dado passos largos, segundo colaboradores. O chip que será usado no carro já está em um estágio avançado de desenvolvimento.
O interessante é que o chip não foi desenvolvido pela equipe de engenharia do carro, mas pelo time de desenvolvedores que trabalharam nos processadores do iPhone, iPad e Mac.
O sistema ainda não foi testado nas ruas, mas não deve demorar muito. O chip conta com processadores neurais capazes de trabalhar com inteligência artificial, juntamente com sensores autônomos.
Leia também: Fabricante do iPhone agora faz carros e apresentou SUV e sedan elétricos
A tecnologia deve ser colocada à prova em veículos de teste preparados pela Apple. Segundo a secretária de Veículos Automotores da Califórnia, a fabricante de smartphones tem uma frota de 69 SUVs Lexus para suas experiências tecnológicas.
Engenheiros de alto escalão de fabricantes como Tesla, Volkswagen, Ford e Mercedes-Benz foram recrutados para o ambicioso projeto que marcará a entrada triunfal da marca em um mercado tão competitivo quanto o dos smartphones, só que não é ela que domina o pedaço.
Apesar de a Apple não comentar sobre o assunto, há informações de que o projeto está em andamento desde 2015 e conta com cerca de 5.000 colaboradores atualmente.
Leia também: Como a chegada do 5G vai transformar os carros no Brasil
Carro da Apple pode não ter volante, mas telas terá de sobra
Embora a ideia de não ter volante soe muito interessante para a Apple, parece que haverá um volante com design não convencional para casos de emergência. Mas a decisão final ainda não foi tomada.
E claro que, tão importante quanto o volante, são as telas de entretenimento, que, segundo as fontes da Bloomberg, serão de deixar a Tesla com inveja, já que poderão ter uma tela em cada assento.
Talvez você também se interesse:
Carros elétricos retrô se inspiram no passado para ditar o futuro
Brasil está mais para trás na corrida do carro elétrico do que imaginamos
Como as mortes ligadas ao Autopilot viraram um risco para a Tesla
Os bizarros microcarros chineses que estão dando dor de cabeça à Tesla