Revisitar o avanço tecnológico dos automóveis nas últimas três décadas faz qualquer pessoa ficar de queixo caído. Todo esse desenvolvimento aconteceu nas mais diversas áreas – de motores e uso de novos materiais até sistemas eletrônicos e de segurança, passando pela conectividade e digitalização, dentre outras.

Algumas dessas novas tecnologias, independente da área, acabam tendo um impacto mais significativo em nosso dia a dia, facilitando nossa rotina diária a bordo. Veja, a seguir, alguns desses itens.

Telas digitais – Além de exibir as informações com mais clareza e dar um toque de sofisticação na cabine, as telas sensíveis ao toque centralizam muitas funções do veículo, simplificando o acesso e operação, reduzindo consideravelmente o número de botões. Além disso, a qualidade da resolução das imagens e a velocidade cada vez maior dos processadores leva a respostas mais precisas aos comandos e a um funcionamento cada vez mais intuitivo.

Visão 360 graus – Se a câmera de ré já foi um avanço e tanto na hora de estacionar, o sistema de visão 360 graus levou essa comodidade para um novo patamar, permitindo que não só a parte traseira, mas todo o entorno do veículo seja visível para o motorista. Assim, as manobras podem ser feitas com precisão e, principalmente, mais segurança.

Conectividade – Décadas atrás, telefone no automóvel era coisa de cinema. Hoje, conectar o próprio smartphone ao veículo é uma ação rotineira. Além de poder fazer e receber ligações ou ouvir e mandar mensagens sem tirar as mãos do volante, com os sistemas Android Auto e Apple Carplay é possível usar aplicativos de seu próprio aparelho, como Waze, Google Maps ou Spotify.

Modos de condução – Antes da eletrônica tomar conta do gerenciamento dos sistemas mecânicos, cada carro tinha uma personalidade própria – voltado para a economia de combustível, para o conforto dos ocupantes ou para a esportividade. Hoje, é possível trocar tais características ao toque de um botão, simplesmente alterando o modo de condução.

Turbo – Até algumas décadas atrás, esse equipamento era usado apenas em modelos esportivos ou preparados. Atualmente, após muito desenvolvimento e evolução, ele é um dos principais aliados da eficiência energética, ajudando os carros a beber menos e, por consequência, a reduzir a emissão de gases do efeito estufa.

O CAOA Chery Tiggo 7 é um ótimo exemplo de automóvel que reúne todas essas tecnologias automotivas que mais fazem a diferença em nosso dia a dia. Confira:

O SUV Premium, que é fabricado no Brasil, na planta da CAOA Chery em Anápolis (GO), conta com tela sensível ao toque de 9 polegadas colorida da central multimídia, que concentra os comandos de climatização (ar-condicionado Dual Zone), configuração das funções do veículo, sistema de áudio e Bluetooth, além do espelhamento Android e Apple CarPlay.

Tela sensível ao toque de 9 polegadas colorida concentra os comandos de climatização, configuração das funções do veículo, sistema de áudio e Bluetooth, além do espelhamento Android e Apple CarPlay — Foto: Divulgação

A tela também exibe as imagens das câmeras de ré e panorâmica de 360°, que permite ao motorista visualizar todo o entorno do veículo, evitando acidentes com crianças, animais de estimação ou objetos posicionados fora do alcance de seu campo de visão ou dos retrovisores.

O Tiggo 7 também tem dois modos de condução, permitindo que o motorista adeque o comportamento do carro de acordo com sua vontade ou necessidade. Basta apertar o botão no console central para alternar entre os modos ECO, que privilegia a economia de combustível, e SPORT, que oferece uma condução mais dinâmica e esportiva.

Apertando um botão no console central é possível alternar entre os modos de condução ECO e SPORT — Foto: Divulgação

Tiggo 7, SUV Premium fabricado no Brasil — Foto: Divulgação

Seu motor turbo entrega 150/147 cv (etanol/gasolina) de potência máxima a 5.500 rpm e 21,4 kgfm (etanol/gasolina) de torque na faixa de 1750 a 4000 rpm. A força em baixas rotações proporciona não apenas economia de combustível, mas um ótimo desempenho em acelerações e retomadas de velocidade, o que significa mais segurança em manobras de ultrapassagem.

Além dessas tecnologias, o CAOA Chery Tiggo 7 entrega um pacote completo, que começa com um design contemporâneo, inspirado na fluidez das águas – com direito a itens exclusivos para o gosto do mercado brasileiro: molduras pretas nas caixas de roda e detalhes na cor preta nos para-choques.

Ele foi desenvolvido para quem precisa de um carro com mais espaço e conforto para a família. São 4.505 mm de comprimento, 1.837 mm de largura e 1.670 de altura, além de um entre-eixos longo de 2.670 mm. Já o porta-malas acomoda até 414 litros de bagagem (até a altura dos vidros, conforme permitido pela legislação) e 1.100 litros com o encosto do banco traseiro rebatido.

Quando o assunto é segurança, o Tiggo7 conta com estrutura 60% construída com aços de alta resistência, que dispõe de estruturas longitudinais para absorver e distribuir uniformemente a energia gerada por uma eventual colisão..

O motorista conta com assistente de partida em rampa, controle de tração e estabilidade, monitoramento de pressão e temperatura dos pneus, airbags frontais, laterais dianteiros e de cortina, além de cinto traseiro central de três pontos e três apoios de cabeça traseiros.

A sofisticada cabine conta com acabamento de couro nos bancos, no volante multifuncional, no painel e em detalhes das portas. O Tiggo 7 ainda possui chave presencial para abertura e fechamento das portas, além de partida do motor por botão.

Teto solar panorâmico tem 0,92 m2 de área e uma cortina com acionamento elétrico para isolar o compartimento do calor — Foto: Divulgação

A cereja do bolo do interior é o teto solar panorâmico, que tem 0,92 m2 de área e pode ser aberto, além de uma cortina com acionamento elétrico para isolar o compartimento do calor.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here