É oficial: há um carro elétrico voador no mercado, e já disponível em pré-venda. É o ASKA, desenvolvido pela startup israelense/americana NFT Inc.
O veículo dobrável pode decolar e pousar verticalmente, e faz parte do conceito chamado “fly and drive” – ou seja, pode ser utilizado tanto nos céus quanto em viagens nas ruas e estradas.
publicidade
O ASKA tem um sistema de seis rotores instalados em asas e braços retráteis. A cabine tem capacidade para quatro pessoas.
O destaque do carro voador é a forma de decolar, que pode ser feita tanto como um avião convencional em uma pista pequena, quanto em elevação vertical, como um helicóptero.
De acordo com a empresa, o ASKA é capaz de atingir velocidades de até 241 km/h no voo, com autonomia de 400 km. Na estrada, os motores elétricos instalados nas rodas permitem velocidade máxima de 110 km/h
É necessário ter licença de piloto para voar com o ASKA, mas a maior parte do trabalho no ar vai ser realizado por controles computadorizados semiautônomos.
E claro, o preço é alto: 789 mil dólares, ou mais de 4 milhões e 300 mil reais.
A produção final do carro está marcada para 2022, mas vai levar pelo menos mais 3 anos para fazer ajustes, licenciamentos e conseguir autorizações de voo.
Quem sabe até lá os interessados possam juntar economias para comprar um deles, não é?
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!