O sistema plug-in híbrido do A8 tem uma potência máxima de 449 cv e torque de 71,4 kgm. Ele permite uma autonomia elétrica pura de até 46 km.
O Audi A8L 60 TFSI e quattro é o primeiro modelo PHEV da série de carros. Atualmente, este powertrain será o primeiro a ser instalado em modelos de eixo longo, mas será introduzido em modelos gerais em um futuro próximo, oferecendo uma experiência de pilotagem mais confortável, e adiciona o charme da economia de energia às características já luxuosas.
O conjunto híbrido combina um motor V6 turbo de 3.0 litros e um motor elétrico. O motor a gasolina traz uma potência máxima de 340cv/51kgm, e o motor elétrico tem uma potência de 136cv/35.7kgm. O torque chega a 71.4kgm de potência a 1250 rpm. A transmissão é feita através de uma caixa automática Tiptronic de 8 velocidades e com sistema de tração nas quatro rodas quattro.
A parte inferior do porta-malas é onde a bateria de lítio é armazenada. Tem uma capacidade de 14,1 kWh. Tem uma autonomia de condução elétrica pura de 46 km sob a especificação WLTP, e a velocidade máxima pode chegar a 135 km/h em condições puramente elétricas.
Depois disso o motor a combustão é ligado, a velocidade máxima tem limitação eletrônica a 250 km/h e a aceleração de 100 km/h pode ser completada em apenas 4,9 segundos. Através da assistência elétrica do sistema gasolina-elétrico, este carro tem um excelente desempenho de consumo de combustível de 40km/L, e a emissão de CO2 é de apenas 57g/km.
O modelo PHEV também terá uma aparência ligeiramente diferente. Inspirado no Audi e-tron, tem o mesmo conceito de design de iluminação. Acabamento cromado é adicionado ao para-choque dianteiro e maçaneta. Ao mesmo tempo, o para-choque inferior traseiro é embelezado com detalhes cromados.
O Audi A8 visto de qualquer ângulo é um carro discreto. Pelas dimensões é um carro que naturalmente chama a atenção, mas é menos ostensivo quanto a concorrência da BMW e Mercedes. É um carro que não grita para o mundo de forma alguma e conseguiu manter um certo anonimato. Enquanto a frente é bem modelada, a parte de trás é muito graciosa.
O interior não mudou muito neste facelift, mantendo o layout básico com três displays digitais. O mais alto dos displays do painel central é usado para multimídia e as principais configurações das funções do carro, o mais baixo principalmente para o ar condicionado, algumas discagens rápidas ou para inserir destinos na navegação. Todo o interior é banhado em materiais da mais alta qualidade e acabamento verdadeiramente de primeira classe.
O design de linhas geométricas lembra um escritório moderno. É um design bem impessoal, que agrada aos amantes da tecnologia moderna e do minimalismo.
O Audi A8L 60 TFSI e quattro custa atualmente 109.000 euros na Alemanha e as entregas começarão antes do final do ano.
Conclusão
O Audi A8 é um sedã de alto luxo com uma proposta estética diferenciada em relação aos concorrentes Mercedes-Benz Classe S e BMW Série 7. É um carro de luxo para quem deseja indiferença. Ele circula sem que quase ninguém se vire para notá-lo. Ele não atrai olhares desnecessários ou dedos apontados. É um carro que não inspira inveja. E, no entanto, oferece o máximo em tecnologia e luxo.