Um exemplar do Audi Q5 e-Hybrid foi flagrado pelo colaborador do NA, Filipe Augustus, que observou o carro num estacionamento de supermercado e numa vaga para carros elétricos e híbridos.
O modelo é uma das novidades que a Audi guarda para o mercado brasileiro em 2022, assim como o Q3 híbrido. Plug-in, o Q5 e-Hybrid é um produto já comercializado nos EUA e Europa, mas logo estará aqui.
Com autonomia de 62 km no modo elétrico, tendo motor 2.0 TFSI de 252 cavalos e 37,7 kgfm, sendo este menos potente que o 2.0 TFSI das versões oferecidas atualmente, que entregam 265 cavalos.
Além do propulsor, que trabalha com uma caixa automatizada de dupla embreagem S tronic de sete marchas, o Audi Q5 e-Hybrid tem ainda um motor elétrico de 143 cavalos.
Combinadamente, ele entrega 362 cavalos e 50,8 kgfm, suficientes para que o Audi Q5 e-Hybrid vá de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos.
Com consumo médio de até 50 km/l, o Q5 híbrido é equipado com bateria de lítio de 14,1 kWh e pode ter a carga completada em apenas 2,4 h numa tomada de 240V.
Por fora, o visual visto é o padrão atual, já com atualização de meia vida e com plugue de recarga no lado esquerdo do carro, na parte de trás, assim como no Volvo XC40 Recharge Pure Electric.
No interior, o Audi Q5 e-Hybrid tem multimídia MMI Plus com gerenciamento de energia do veículo, tela de 10,1 polegadas e CarPlay sem fio, porém, o Android Auto requer cabo USB para projeção.
O cluster digital Active Info Display de 12,3 polegadas também modificado para gestão de desempenho e energia do híbrido plug-in.
A proposta PHEV visa reduzir o impacto nas contas da montadora em cenários como o europeu, porém, também surge como bandeira verde em locais como os EUA e logo mais no Brasil.
Nos dois últimos, o mercado americano é onde a Audi precisa mesmo mostrar sua cara ecológica, não só depois do Dieselgate, mas pelo avanço da eletrificação nos EUA.
Agradecimentos ao Filipe.