A Audi vai complementar a sua gama Q5 com a versão de traseira descaída ao estilo “coupé”, o Sportback, que chega na primavera de 2021.
Com o chassis e motores da atual gama Audi Q5, a versão Sportback acrescenta estilo e atitude desportiva. Constitui mais uma hipótese de escolha dentro da gama de SUV de dimensão média da Audi.
Destina-se a quem gosta de vestir uma “roupa com rodas” mais vocacionada para a dinâmica. Isto sem abdicar da posição dominante proporcionada pela estatura de um SUV nem da qualidade de condução e níveis de conforto associados aos modelos da Audi.
Uma cara diferente
“A frente é a cara do carro”, disse Andreas Pollex, o chefe do Design exterior, durante a apresentação “on line” do novo produto. “É aqui que melhor se distingue o Sportback do Q5 normal”, afirma.
Uma nova grelha, mais ampla, com um sofisticado padrão rendilhado marca a zona frontal deste Q5 de traseira descaída. A par das grandes entradas de ar dos extremos do para-choques.
De perfil o modelo exibido mostrava grandes rodas com jantes de 21 polegadas na cor titânio mate. Uma boa conjugação com a tonalidade azul da carroçaria desta unidade S Line.
É, no entanto, no perfil que está a grande diferença. A linha de tejadilho mostra uma curva descendente na direção da traseira, onde foi aplicado um longo mas discreto aileron.
Faróis OLED
Na traseira encontramos um para-choques de formato diferente, mas a diferença mais notória está nos farolins. Têm tecnologia LED orgânica (OLED), cujo grafismo e intensidade podem ser configurados ou variar consoante as situações de condução.
Habitáculo ultra… moderno
Por dentro predominam as linhas horizontais e está disponível um novo pacote de iluminação ambiente. Vários traços de luz, por exemplo nas portas e no tablier, marcam o ambiente interior.
A bagageira proporciona uma volumetria que pode chegar aos 1400 litros com os bancos reclinados (até ao teto). Não falta portanto espaço para bagagem.
A responsável Michaella Benz mostrou-nos os detalhes do ecrã central, que pode concentrar todos os comandos do carro. Também reconhece escrita manual e pode ser configurado. O mesmo se passa com o grande ecrã de instrumentação. Permitem buscas no Google através da ligação à internet.
Suspensão regulável
O chassis do Q5 Sportback pode incluir suspensão pneumática de altura variável consoante o modo de condução. Também dá para rebaixar a traseira para facilitar o carregamento da bagagem. E ainda possível aumentar a distância ao solo em 45 mm no modo “off road”, para atravessar caminhos menos planos.
Os motores disponíveis envolvem propostas Diesel TDi de 2.0 litros mild-hybrid (com caixa automática de 7 velocidades e dupla embraiagem) ou um 3.0 V6. Também haverá versões a gasolina 2.0 TFSi e 3.0 TFSi. Mais tarde chegará um híbrido plug-in TFSI-e, assim como o desportivo SQ5.
O sistema híbrido (de 12 volts) do TDi é constituído por um alternador de arranque por correia. Incorpora uma bateria de lítio que ajuda nas acelerações. Pode desempenhar a função “coasting” (roda livre) desligando o motor de combustão em certas situações.
As versões mais potentes estarão equipadas com o sistema de tração integral quattro. O Diesel de acesso apenas terá tração dianteira.
Este rival do BMW X4 e do Mercedes GLC Coupé é feito no México para todo o Mundo.